Preços dos alimentos recuam para o consumidor

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 26 Fevereiro 2009 08:10 | Última Atualização: Quinta, 26 Fevereiro 2009 08:10
A taxa de inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) ficou em 0,41% no mês de fevereiro, contra 1,21% no mês anterior.

Ao contrário do que ocorreu com os preços dos alimentos em 2008, fevereiro foi marcado pela desaceleração dos preços deste grupo para o consumidor. Os alimentos tiveram queda média de 0,64%, puxados exclusivamente pelos produtos semielaborados, que ficaram mais baratos 1,98%. Os alimentos in natura tiveram ligeira alta de 0,19 e os industrializados, alta de 0,53%. Em janeiro, os alimentos tiveram alta de 1,09% e, no ano de 2008, acumularam aumento médio de 17,84%.

Todos os itens que compõem o grupo dos semielaborados ficaram mais baratos em fevereiro, principalmente feijão (-3,55%), carne bovina (-2,48%) e arroz (-0,5%). Entre os in natura, as maiores quedas foram as do limão (-6,37%), da pera (-3,04%), do melão (-3,03%) e do mamão (-2,87%). No setor dos industrializados, as maiores quedas foram: farinhas de trigo (-2,43%) e de milho (-2,41%), milho verde (-2,37%) e salgadinhos (2,94%).

Explica o prof. Ricardo Reis, coordenador do IPC, que o grupo “alimentos” representa 27% do orçamento familiar e tem influência direta na taxa de inflação. De cada R$100,00 gastos por uma família, em média, R$27,00 são despesas ligadas à alimentação.

De maneira geral, as demais categorias pesquisadas pela UFLA tiveram aumentos em fevereiro: bebidas (2,41%), material de limpeza (1,25%), higiene pessoal (0,16%), vestuário (0,37%), bens de consumo duráveis - eletrodomésticos, eletroeletrônicos, móveis e informática (0,83%), despesas de moradia (3,35%), principalmente serviços domésticos, e gastos com transporte, alta de 0,13%.

A pesquisa não verificou alterações, em média, nos preços dos itens que compõem os grupos serviços gerais (água, luz, telefone e gás de cozinha) e despesas com educação e saúde, e lazer.

O custo da cesta básica de alimentos para uma família de quatro pessoas teve queda de 0,63% em fevereiro, passando a custar R$369,41. Em janeiro, custava R$371,77.