DCE comemora resultados da calourada

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 06 Março 2009 07:58 | Última Atualização: Sexta, 06 Março 2009 07:58
Foi uma das melhores recepções que a Ufla realizou nos últimos anos. Os resultados têm sido bem satisfatórios”. A constatação é do presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Rafael Henrique Formiga que atribui o sucesso do evento à parceria feita entre a Universidade e o setor do qual é responsável. Todas as atividades que integram a programação da recepção de Calouros 2009 têm contado com a participação de grande número de calouros. Os destaques são um monólogo teatral, realizado em uma linguagem simples e bem humorada, e a distribuição do Guia do Calouro.

Durante essa semana, os calouros estão participando de várias atividades que têm como objetivo apresentar as áreas acadêmicas e administrativas da Ufla, bem como promover a integração entre os novos estudantes e os veteranos. De acordo com Formiga, essas iniciativas são de fundamental importância para direcionar a vida dos estudantes dentro e fora da Universidade. “Para situar estes estudantes, elaboramos o Guia do Calouro contendo informações não apenas da Ufla, mas, também de Lavras. Muitos estudantes são de outras cidades e por isso a necessidade de conhecer um pouco o nosso município”.

O Guia do Calouro contém um mapa da cidade, órgãos da universidade com seus respectivos telefones, núcleos de estudos, centros acadêmicos, repúblicas, pensões e orientações do DCE. A idéia do guia partiu do tesoureiro do Diretório, Michel Van Vliet, e contou com a participação de todos os membros do setor para sua elaboração. “Para levar este projeto adiante, foi de fundamental importância o apoio da Reitoria que disponibilizou a impressão do material. É dessa maneira que pretendemos trabalhar: integrado com a Universidade para que possamos atender os interesses dos estudantes”, afirma o presidente do DCE.

Outra iniciativa que tem agradado bastante os estudantes é um monólogo que relata as dificuldades e alegrias que um calouro passa ao entrar em uma Universidade. O texto é de autoria da secretária do DCE, Bárbara Alves Duarte. Segundo Formiga, os calouros têm se identificado bastante com as cenas contidas na apresentação. “Muitos, ou já passaram pelas situações apresentadas, ou ainda vão enfrentar todos os desafios. É uma forma que encontramos de preparar esses estudantes para uma nova etapa em suas vidas”.

Formiga destaca, também, o interesse dos calouros em apoiar e participar ativamente do Trote Solidário. “todos estão conscientes da importância deste ato de solidariedade. Temos consciência do nosso papel cidadão e devemos despertar isso nos novos estudantes”, finaliza.