Ufla participa de discussão sobre novo vestibular

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 07 Abril 2009 06:37 | Última Atualização: Terça, 07 Abril 2009 06:37
O reitor da Universidade Federal de Lavras (Ufla), prof. Antônio Nazareno Guimarães Mendes esteve em Brasília onde participou de um encontro promovido pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) para discutir a proposta do Ministério da Educação (MEC) de unificar o vestibular de todas as Universidades do país. Em longa reunião com o ministro da Educação, Fernando Haddad, nesta segunda-feira, dia 06, os reitores debateram o projeto e tiraram dúvidas quanto aos aspectos técnicos da nova forma de ingresso.

No encontro, ficou acertado que um comitê gestor formado por reitores e secretários estaduais de educação de cada região do país irá acompanhar a elaboração da nova prova e o impacto no ensino médio público. “Como a idéia é reestruturar o currículo do ensino médio, se valendo do processo seletivo, o comitê será criado para que o modelo da primeira prova possa ser aperfeiçoado com o tempo”, explicou Haddad.

Outros temas abordados no encontro foram a mobilidade dos estudantes e seu impacto no desenvolvimento regional – já que farão um único teste para concorrer a qualquer curso de qualquer instituição que aderir ao modelo – e a questão das peculiaridades de cada seleção em relação às cotas ou avaliações seriadas. Segundo o ministro, não há impedimento para que as universidades que apliquem políticas afirmativas ou a avaliação seriada mantenham os modelos.

Alguns reitores perguntaram sobre os processos seletivos que hoje são feitos em duas fases, principalmente, para os cursos mais concorridos. Haddad explicou que, se a universidade se valer apenas do Enem como processo seletivo, a mudança no vestibular poderá ocorrer ainda este ano. Para os que querem implementar a segunda fase – a ser elaborada pela própria instituição –, provavelmente só no ano que vem.

O ministro informou que o MEC vai redigir um termo de referência operacional, documento técnico para explicitar detalhes da seleção, e entregar aos reitores até quarta-feira, dia 08, a fim de que eles debatam e façam suas escolhas.

Com informações do portal MEC