Alterada a data do Fórum nacional de Educação Superior

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 13 Abril 2009 07:13 | Última Atualização: Segunda, 13 Abril 2009 07:13
O Fórum Nacional de Educação (FNES) será realizado nos dias 24, 25 e 26 de maio, no auditório Anísio Teixeira do Conselho Nacional de Educação, em Brasília, promovido pelo Conselho Nacional de Educação, com o apoio da Secretaria de Educação Superior. O evento visa primordialmente, mobilizar e buscar subsídios à participação da delegação brasileira na Conferência Mundial de Educação Superior (Paris/França, em julho/2009) e, a partir desta, elaborar documento preliminar sobre a Educação Superior, a ser debatido na Conferência Nacional de Educação Superior, em 2010, e apoiar a revisão do Plano Nacional de Educação para o período 2011-2020. A comissão organizadora do FNES, constituída por 6 membros que compõem a Câmara de Educação Superior, foi responsável pela elaboração de Documento Referência, que se constitui base inicial para as discussões.

O FNES objetiva refletir, tendo em vista as especificidades da realidade brasileira, sobre o direcionamento das políticas de Educação Superior para o país nos próximos anos. Para tanto, deverá ser capaz de congregar para o debate, por intermédio de Chamada Pública, as diversas entidades de natureza acadêmica ou associativa interessadas na temática da Educação Superior. Pretende-se que o documento resultante do FNES possa cumprir papel de referência para debater a Educação Superior na Conferência Nacional de Educação, a ser convocada pelo MEC.

À luz das recomendações da CRES 2008, a Câmara de Educação Superior do CNE destacou, em seu texto base, três eixos temáticos que merecem especial atenção das políticas públicas no Brasil, tendo em vista a transformação qualitativa da Educação Superior:

- Democratização do Acesso e Flexibilização de Modelos de Formação;

- Elevação da Qualidade e Avaliação;

- Compromisso Social e Inovação.

Fonte: Portal Andifes