Produtores devem antecipar análise do solo para plantio

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 13 Abril 2009 09:02 | Última Atualização: Segunda, 13 Abril 2009 09:02

O Laboratório de Análise do Solo da Universidade Federal de Lavras (Ufla) alerta aos produtores da região para a necessidade de antecipar a época de coleta e envio das amostras de terra para a programação da plantação de culturas no fim do ano. O objetivo deste chamado é o de atender toda à demanda de trabalhos que chegam ao local e garantir um resultado mais eficaz, já que é necessário haver um prazo para a adubação e correção do solo para o plantio, garantindo, assim, uma eficiência maior dos produtos aplicados no solo.

De acordo com um dos coordenadores do Laboratório, professor Carlos Alberto Silva, essa iniciativa de antecipar a análise do solo é importante para que os produtores possam planejar o plantio, garantindo uma colheita mais rica e, consequentemente, uma redução dos custos de produção. “Quando se planeja os trabalhos antes do plantio, o produtor vai detectar quais os produtos, nutrientes e fertilizantes necessários para serem aplicados na terra. Isso representa uma economia muito grande já que o produtor terá um tempo necessário de preparar o solo, pesquisar preços e negociar com fornecedores”.

A compra de produtos para serem aplicados no solo consome boa parte dos recursos destinados à implantação e condução das lavouras. Por outro lado, em torno de 50% dos ganhos de produtividade obtidos através dos cuidados com a plantação são devidos ao uso de fertilizantes e corretivos, ficando o restante destinado a gastos com aquisição de sementes melhoradas, controle de pragas e doenças e outras práticas culturais. Em média, cada real investido corretamente com correção e adubação do solo garante um retorno de, em média, R$ 3,00.

A época de coleta e envio das amostras ao laboratório para análise é variável, mas o ideal para culturas anuais é no início da seca quando o solo ainda apresenta certa umidade, facilitando os procedimentos de amostragem, e com boa antecedência em relação ao plantio. Segundo o professor, o pico de trabalhos no setor acontece nos meses de maio e junho. “Não é possível realizar um trabalho em pouco tempo. Para um resultado mais correto e eficaz, é necessário um prazo maior, para traçar um planejamento de preparação da terra para o plantio e garantir os resultados esperados pelos produtores”.

IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE - Uma adubação correta só pode ser feita quando se conhece a fertilidade da terra. Já é de conhecimento da maioria dos agricultores que solos de diferentes locais numa mesma região apresentam uma grande variação em relação às condições necessárias para o crescimento das plantas. Ao mesmo tempo, quanto mais produtiva for uma cultura, mais ela esgota a terra. Somente a análise do solo realizada periodicamente pode indicar as necessidades de nutrientes e fertilizantes que devem ser fornecidas em cada cultivo.

O professor Carlos Alberto explica que cada produto aplicado precisa de um tempo para reagir, por isso a importância de se planejar o plantio com antecedência. “Para aplicação do calcário, por exemplo, é preciso uma antecedência de três meses para ele reagir. Entre a análise e avaliação do material, divulgação dos resultados e repasse das informações para um técnico que vai aplicar os produtos necessários para preparar o solo e implantar a cultura demanda muito tempo”.

Outras informações no Laboratório de Análise do Solo pelo telefone (35)-3829-1264