Ufla cria graduação a distância em Administração Pública na UAB

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 17 Abril 2009 08:48 | Última Atualização: Sexta, 17 Abril 2009 08:48

Vista muitas vezes de maneira preconceituosa, a Educação a Distância (EAD) vem galgando cada vez mais espaço em todo o país, principalmente pelo seu alto valor social. No que diz respeito a cursos da Ufla, até 2006, aqueles que misturavam aulas presenciais e aprendizado a distância resumiam-se à pós-graduação Lato sensu.

No entanto, de lá para cá, isso vem mudando gradativamente. Assim, “no ano passado, criou-se na Ufla o CEAD - Centro de Educação a Distância. Pouco antes, em 2006, a instituição ofereceu, através de financiamento do Banco do Brasil e do MEC, o curso de Administração (500 vagas) em quatro pólos diferentes (BH, Lavras, Campos Gerais e Turmalina), sendo que a experiência serviu como um projeto-piloto para a EAD na universidade”, afirmam os Profs. Marcelo Silva de Oliveira, Coordenador-Geral do CEAD, Elaine das Graças Frade, Coordenadora da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Ufla e Daniel Carvalho de Rezende, Coordenador do Curso de Administração a distância e do Projeto Aprender.

CURSOS POSSÍVEIS - Agora, uma Comissão Institucional está elaborando uma proposta para oferecer tanto cursos de graduação como de pós a distância gratuitos na instituição, todos financiados pelo próprio governo federal.

Dentro disso, “o primeiro curso permanente a ser oferecido na Ufla já este ano é o de Administração Pública, mas a expectativa é que a instituição venha a oferecer também outros bacharelados, entre eles, Estatística, Geografia Ambiental e Pedagogia, sendo que todos os departamentos estão sendo consultados com relação ao interesse em oferecer cursos a distância, diz o Prof. Marcelo. E além destes, “também há expectativas com relação às licenciaturas de Física, Matemática, Química, Ciências Biológicas e Educação Física”, afirma o Pró-Reitor de Graduação, Prof. João Chrysostomo de Resende Júnior.

Ele explica, ainda, que isso “faz parte da política do governo federal de oferecer cursos superiores a professores que já trabalham na educação básica e não têm diploma de curso superior. Normalmente, esses professores não podem deixar seu trabalho para fazer graduação, tanto por já estarem estabelecidos em suas cidades (família) como por dificuldades financeiras”, diz Chrysostomo.

Além disso, há uma meta estabelecida por lei na qual pelo menos 30% dos jovens brasileiros entre 18 e 24 anos (atualmente só 12%) estejam matriculados no ensino superior até 2010. Sem dúvida, o ensino a distância é um dos grandes meios para se atingir essa meta, haja vista que essa metodologia pode ser levada aos mais diversos locais, sem falar na dificuldade financeira que muitas pessoas têm de deslocar-se de sua cidade para continuar a estudar. Aliás, esse é um dos motivos pelos quais a UAB foi criada, ou seja, apoiar e financiar cursos de graduação e de pós a distância gratuitos em todo o país.

LOCAIS DISTANTES - Outro detalhe importante é que, como comentam os Profs. Marcelo, Elaine e Daniel, “a EAD não interfere nos cursos ministrados no campus. Os pólos são situados em cidades mineiras nas quais a Prefeitura oferece estrutura para que os encontros presenciais do curso sejam realizados. Já no que diz respeito à qualidade dos cursos, as avaliações (que representam a grande parte da nota) são todas presenciais, por isso não há como outra pessoa responder aos testes no lugar do matriculado”.

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - Atualmente, o CEAD é responsável pelo apoio a todos os cursos a distância que a Ufla possui, sendo também o setor que viabiliza os cursos e programas a distância da UAB dentro da instituição. Então, explicam os Profs. Marcelo, Elaine e Daniel, “a partir do segundo semestre de 2009 serão oferecidas 200 vagas gratuitas do curso de Administração Pública, que terá quatro pólos diferentes, nas cidades de Formiga, Campos Gerais, Araçuaí e Santa Rita de Caldas. E no curso, cada professor será responsável por um determinado conteúdo, sendo que haverá um tutor (aluno de Mestrado ou Doutorado) para cada grupo de 25 alunos”, explanam.

APRENDER - O projeto “Aprender” é uma iniciativa do Pró-Reitoria de Graduação e do CEAD para incentivar a utilização de recursos pedagógicos modernos, como os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), implantando também no âmbito dos cursos de graduação presenciais novas tecnologias de aprendizagem.

Apenas para esclarecer, o AVA adotado na Ufla tem como base o software livre chamado Moodle, sendo que, com ele, é possível acrescentar muito ao aprendizado dentro da sala de aula. Os professores usuários podem deixar, por exemplo, textos e questionários virtuais à disposição dos alunos neste ambiente, entre muitas outras possibilidades. Além disso, explica o Prof. Marcelo, “é possível até disponibilizar laboratórios virtuais em que os alunos poderão fazer testes e experiências muito próximas do real”, diz ele.

Outra realização do CEAD foi a promoção do 1º curso de formação de tutores e professores em educação a distância no final de março, sob a coordenação da Profa. Ila Maria Silva e das servidoras Cleide Mirian Pereira e Lucivane Marchiori Garcindo, todas do CEAD.