Que venha o mercado de trabalho
As atividades tiveram início em agosto do ano passado. São selecionados, semestralmente, 11 estudantes de diversas áreas da graduação que, durante um ano, desenvolvem trabalhos relacionados ao estudo e análise de mercado do agronegócio. Para isso, contam com a parceria e prestam assessoria empresarial às cooperativas de crédito e produção e instituições financeiras de Lavras e região.
Sob a coordenação do professor Luiz Gonzaga de Castro Júnior, o setor atua em três frentes de trabalho. A primeira delas diz respeito ao Desenvolvimento de Cadeias Produtivas que traça um mapeamento sobre as condições econômicas, sociais e de comercialização de todos os agentes relacionados ao processo de produção. Outra linha de atividade está relacionada ao estudo dos mercados concorrentes, com o objetivo de monitorar e acompanhar, sistematicamente, os mercados que concorrem entre si na produção e na comercialização, podendo, com esses dados, orientar os produtores nas tomadas de decisão. Por último, o Centro atua na área Financeira, sendo responsável por desenvolver ferramentas gerenciais que tenham por objetivo a avaliação dos custos e da lucratividade de uma determinada atividade.
Segundo o professor Luiz Gonzaga, o setor pretende criar uma estrutura física que possibilite o treinamento dos estudantes e o acompanhamento de suas atividades nos estágios realizados em diversas instituições, além de oferecer cursos direcionados ao gerenciamento de fluxo de caixa, custo de produção e comercialização. “Pretendemos fazer com que estes estudantes estejam, ao final do treinamento, totalmente familiarizados com a realidade da produção, podendo imediatamente desempenhar suas funções no mercado de trabalho com competência e eficiência”.
Ainda de acordo com o professor, a Ufla consolidou-se pelo seu pioneirismo na extensão e tem como diferencial a excelência em pesquisas no âmbito das ciências agrárias. “A Ufla está preparada para continuar sua atuação na área agrícola, tão vital para o Brasil, pois, além de estar assentada em bases sólidas, possui o fator mais importante para o sucesso: recurso humano altamente qualificado e totalmente comprometido com o papel da instituição”, conclui.
Experiência que vale a pena