Prodocência inicia cursos de apoio

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 29 Abril 2009 07:36 | Última Atualização: Quarta, 29 Abril 2009 07:36

O Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência), desenvolvido na Ufla, tem conquistado a adesão de diversos professores e estudantes que têm se dedicado a ampliar a qualidade das ações de formação dos professores, utilizando novas tecnologias voltadas para a pesquisa em educação. Desde o início do semestre, uma série de cursos de formação está sendo realizada com o objetivo de promover um amplo debate com profissionais da área e promover uma maior eficiência dos estudos desenvolvidos.

Os cursos de apoio do programa tiveram início em abril. O professor Daniel Furtado Ferreira, do grupo de Estatística do Departamento de Ciências Exatas (DEX), realizou um minicurso de Introdução a Estatística, enfocando o uso do R – Software Livre para análise estatística de dados experimentais. Os quinze alunos presentes no evento tiveram a oportunidade de iniciar suas técnicas visando a interpretação de dados em avaliações e experimentos educacionais.

Na última segunda-feira, 27/04, o professor Ulisses Azevedo Leitão, do grupo de Física do DEX, iniciou um curso de Introdução à Modelagem 3D utilizando o software Blender que permite a modelagem em 3D, texturização, iluminação, criação de esqueletos para movimento, animação gráfica e criação de lógica dos jogos. Este curso visa preparar os alunos participantes do projeto para a produção de animações e jogos educacionais utilizando a mesma tecnologia de modelagem 3D e animação utilizada na produção de desenhos animados.

O Prodocência está veiculado à Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e conta com o apoio do governo federal, através da Capes. Sob a coordenação da professora Iraziet da Cunha Charret, do DEX, o programa contribui para a elevação da qualidade da educação superior no país, formulando novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino e dinamizando os cursos de licenciatura das instituições federais de educação superior. “Este projeto tem grande impacto na universidade por conta do grande número de professores envolvidos e do grande alcance social que pode vir a ter”, afirma a professora.

Outras informações pelo telefone (35) 3829-1113