Estudantes se dedicam a diversas atividades durante o evento

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 07 Mai 2009 08:39 | Última Atualização: Quinta, 07 Mai 2009 08:39

Cerca de quatro mil estudantes dos 14 cursos de graduação da Ufla estarão, durante toda a semana dos dias 11 e 15 de maio, em uma iniciativa que vai movimentar todo o campus universitário. É a Semana Acadêmica que vai promover o debate das perspectivas profissionais das diversas áreas do conhecimento, interação entre estudantes, professores e profissionais de diversas instituições do país e a atualização dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. A realização do evento é uma parceria das Pró-Reitorias de Graduação (PRG) e Planejamento e Gestão (Proplag), do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e dos Centros Acadêmicos (CA’s).

Pensada e organizada para ser um espaço de estudo, reflexão e atualização dos conhecimentos, a Semana Acadêmica conta com um vasto número de atividades e contará com a presença de profissionais oriundos de diversas instituições do país. Estão sendo disponibilizados 20 módulos de estudos, cada um com carga horária de 20 horas, 40 mini-cursos, mais de 20 viagens técnicas e cerca de 200 palestras.

Cada CA ficou encarregado de montar sua programação, atendendo as necessidades dos estudantes e as tendências de mercado de cada um dos cursos. “A Semana Acadêmica é um evento pensado e organizado por estudantes para os estudantes. Queremos incrementar o ensino em sala de aula, proporcionar uma interação entre os cursos da Ufla e promover a coletividade entre os CA`s que devem trabalhar de forma integrada para atender aos interesses dos estudantes”, afirma o presidente do DCE, Rafael Henrique Formiga.

Ainda de acordo com Formiga, a programação do evento é uma atração a parte, já que conta com um vasto número de atividades, das mais diversas áreas. Dentre os destaques da programação estão as visitas técnicas a instituições e empresas, como a Bovespa, Usina de Cana de Açúcar de Mococa (SP), uma das maiores do Brasil, e a sede da Embrapa em Juiz de Fora (MG). “Estamos promovendo um espaço de interlocução e interdisciplinaridade, com o debate dos temas atuais de importância para a educação superior e o desenvolvimento de ações que favoreçam a aproximação e a manutenção de contatos permanentes entre os estudantes”.

NOVIDADESEste ano, a organização do evento conta com uma novidade: todas as inscrições serão feitas via internet, no site www.prg.ufla.br/semanaacademica. Segundo o coordenador geral do DCE, Marcelo Augusto Trovó Marques, a iniciativa vai facilitar o acesso dos estudantes à programação e evitará os transtornos que ocorreram nas outras edições. “Essa conduta dará mais transparência no processo de inscrição, com o acesso dos estudantes a todas as atividades oferecidas. Além disso, facilitará o controle da freqüência, a emissão de certificados e a logística dentro e fora do campus”.

Como as aulas serão suspensas durante toda a semana, os estudantes precisam cumprir, no mínimo, 20 horas de atividades dentro da programação do evento.

Outras informações no DCE pelo telefone (35) 3829-1188