Estudantes têm contato direto com o mercado de trabalho

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 12 Mai 2009 07:11 | Última Atualização: Terça, 12 Mai 2009 07:11

Foto: Pedro Farnese - Ascom/Ufla

A noite fria de Lavras cedeu lugar ao calor humano de quem tem sede de conhecimento. Ainda era madrugada quando teve início uma grande movimentação na portaria do campus da Ufla. Às 03h, estudantes se organizavam para embarcar rumo a capital de São Paulo, para conhecer toda a movimentação do centro econômico mais pujante do país: a Bovespa. Na bagagem, a vontade de estar em contato com o dia a dia dos profissionais e com a realidade do mercado de trabalho. Oportunidades oferecidas na programação da III Semana Acadêmica que ainda contou com outras viagens técnicas que tiveram início nas primeiras horas desta terça-feira, dia 12.

A viagem técnica para a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) integra a programação desenvolvida pelo Centro Acadêmico (CA) do curso de Agronomia. A maioria dos estudantes que participou dessa atividade tem como foco o estudo do agronegócio. Para o estudante Danilo Moss Francischini, o contato com a rotina do mercado vai contribuir para a formação de seu perfil profissional. “Estou muito empolgado com essa oportunidade. Teremos contato com o funcionamento da Bovespa, como ocorrem as movimentações financeiras e o impacto da crise na economia no país. Espero, com isso, complementar meus conhecimentos nessa área, já que me interesso bastante pelo agronegócio”.

O irmão de Danilo, o estudante Victor Moss Francischini, também tem grande interesse pelo agronegócio e aproveitou a viagem para entender um pouco sobre as movimentações financeiras executadas na Bolsa de Valores. “Essas transações são muito importantes para nossa vida profissional. Entender todos esses mecanismos, quando fazer uma aplicação e quando retirar o investimento da Bolsa, vão nos auxiliar nas nossas tomadas de decisão”, explica.

Mas o interesse em conhecer a Bovespa não ficou restrito aos estudantes de Agronomia. Warley Pereira dos Santos, do curso de Engenharia Florestal, buscou aprimorar seus conhecimentos na área de economia agrícola. “Quero entender um pouco do mecanismo de aplicações de natureza agrícola e, é claro, ver como é o funcionamento da Bovespa”. Na segunda-feira, dia 12, estudantes do curso de Administração também se deslocaram para a Bovespa e conheceram toda a dinâmica da instituição.

Rumo a Mococa (SP)

Já passava das 04h desta terça-feira, dia 12, quando outro grupo de estudantes se reunia para embarcar para Mococa, no interior de São Paulo, para conhecer a estrutura e o funcionamento de uma das maiores usinas de cana de açúcar do país: a Usina Ipiranga de Açúcar e Álcool.

“Ter essa experiência técnica é muito importante para nossa formação. Temos sempre que estabelecer contatos e vínculos com o maior número de empresas possível já que o mercado exige que um bom profissional esteja sempre ciente da sua realidade”, disse a estudante Brunna de Araújo Arruda, do curso de Agronomia. Segundo ela, seu interesse maior é estar em contato com a tecnologia utilizada pela usina em seu processo de produção. “Quero verificar todos os recursos tecnológicos utilizados nos processos de produção e fermentação da cana de açúcar”.

Já para o estudante João Victor Cunha Leitão, também do curso de Agronomia, a visita tem o objetivo de incrementar seu conhecimento na produção de fontes de energia renováveis “Sou estagiário na área de Biodiesel e pra mim é muito importante estar em contato com o funcionamento de uma usina de produção de álcool”, afirma.