Saldo positivo, concluem estudantes e organizadores

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 15 Mai 2009 14:08 | Última Atualização: Sexta, 15 Mai 2009 14:08

Foto: Juliano Tavares - Ascom/Ufla

Após cinco dias de intensas atividades, o resultado não poderia ser outro: um balanço altamente positivo da III Semana Acadêmica, entre os dias 11 e 15 de maio. O evento movimentou todo o campus universitário; contou com a participação de aproximadamente quatro mil estudantes que se dedicaram a uma vasta programação com mais de 300 opções de palestras, minicursos, viagens técnicas e módulos de estudos; e representou um avanço em relação às edições anteriores.

As inovações da III Semana Acadêmica começaram com as parcerias estabelecidas entre a Reitoria da Ufla e os representantes dos estudantes. O Diretório Central dos Estudantes (DCE), juntamente com os Centros Acadêmicos (CA`s) tiveram total liberdade para elaborar a programação para cada curso, tendo o respaldo logístico e financeiro das Pró-Reitorias de Graduação (PRG) e Planejamento e Gestão (Proplag).

A novidade também ficou por conta da criação de um sistema de informática on-line que possibilitou o acesso à programação de todos os cursos, proporcionando uma maior transparência no processo de inscrição e possibilitando que o participante optasse por atividades de seu interesse que não fossem apenas da sua área de formação. “Tivemos muitos transtornos nas edições anteriores por conta da falta de informação das atividades oferecidas e das inscrições que privilegiavam alguns alunos. Neste ano tudo transcorreu de forma tranqüila, isenta e transparente, agradando a todos os participantes”, afirmou o presidente do DCE, Rafael Henrique Formiga.

Ainda de acordo com Formiga, o índice de faltas ficou bem abaixo do que foi registrado nos últimos eventos. “Ainda não temos os números consolidados, mas podemos afirmar que a participação dos estudantes foi intensa. Apesar da obrigatoriedade do cumprimento de, pelo menos, 20 horas de atividades durante a semana, detectamos que isso não foi o fator primordial para diminuir a evasão durante a semana. A maioria percebeu que o evento estava bastante organizado, com uma programação variada e de qualidade e isso foi o grande motivador para despertar o interesse dos estudantes”.

Integração entre os estudantes

Muitos estudantes creditam a III Semana Acadêmica uma excelente oportunidade para promover o debate das perspectivas profissionais das diversas áreas do conhecimento, o contato com instituições do todo o país e a atualização dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. Esses fatores foram de fundamental importância para que o evento superasse todas as expectativas dos organizadores. Além desses, outro motivo foi bastante relevante e constatado pela maioria dos participantes: a interação entre estudantes de todos os cursos da Ufla.

“A possibilidade de interagir nossos colegas da graduação é um dos pontos positivos dessa semana. Graças à universalização das inscrições, que colocou a nossa disposição atividades das mais variadas áreas, tivemos a oportunidade de estar em contato com outras realidades e trocar experiências”, destacou o estudante Warley Pereira dos Santos, de Engenharia Agrícola.

Para Matheus Jayme Lopes, do curso de Agronomia, a Semana Acadêmica possibilitou estar em sintonia com as diferentes atividades do mundo acadêmico. “Cada estudante pode direcionar suas atividades de acordo com seus interesses. A oportunidade de estar em contato com áreas mais específicas e o contato com profissionais de outras áreas foram fatores bastante positivos que essa semana proporcionou”.