Educação Infantil e família são temas de seminário

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 18 Mai 2009 11:58 | Última Atualização: Segunda, 18 Mai 2009 11:58

Foto: Helder Tobias - Ascom/Ufla

Profissionais da área de educação estiveram reunidos no Salão de Convenções da Ufla, no último sábado, dia 16, para mais uma atividade que compõe a estrutura curricular do curso de Pedagogia para a Educação Infantil – modalidade à distância. O Seminário Temático e Atividades Práticas propôs um momento de reflexão dos trabalhos desenvolvidos na rotina profissional dos participantes e articulou os conteúdos das disciplinas “Jogos, Brinquedos e Brincadeiras” e “A criança, a família e as instituições de Educação Infantil”.

Com o tema “O lúdico e a criança: na família e nas instituições de Educação Infantil”, o seminário teve como eixo conceitual os processos de socialização e formação de identidade das crianças. A solenidade foi aberta com os discursos do pró-Reitor de Graduação da Ufla, prof. João Chrysostomo de Resende Júnior, que representou o reitor Antônio Nazareno Guimarães Mendes; da chefe do Departamento de Educação, profª. Ila Maria Silva de Souza, e da coordenadora do curso de Pedagogia, profª. Cláudia Maria Ribeiro.

Em seu discurso, a coordenadora do curso de Pedagogia falou sobre a necessidade de discutir os rumos da educação infantil no país e a valorização dessa modalidade de ensino. “As conquistas coletivas, profissionais e institucionais recaem na formação de educadoras e educadores para atuarem, com qualidade, nesta primeira etapa da educação básica. O que isso significa para a UFLA? O compromisso social da universidade pública, gratuita e a possibilidade da oferta da Educação a Distância de qualidade”.

Para a professora Ila Maria Silva de Souza, o seminário reforça o âmbito da pesquisa, ensino e extensão do curso de Pedagogia. “Temos uma demanda muito grande de formação destes profissionais aqui na região. Firmamos uma parceria com outras universidades através do consórcio denominado Pró-Formar que foi responsável pela implantação do primeiro curso de graduação a distância da Ufla”, informa.

Após os discursos, as atividades do seminário tiveram início com a conferência “A criança, a família e a Instituição de educação Infantil”, ministrada pela profa. Dra. Constantina Xavier Filha. A mediação ficou por conta dos professores doutores Adilson Pereira dos Santos e Carla Jatobá, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Durante a tarde os participantes puderam conferir a exposição de 39 painéis, divididos em cinco temas, organizados pelos estudantes do curso de Pedagogia. Deste total, cinco trabalhos foram sorteados para apresentação oral.