Novos sites dos programas de pós-graduação

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 22 Mai 2009 14:03 | Última Atualização: Sexta, 22 Mai 2009 14:03

A Universidade Federal de Lavras (Ufla) vem, ao longo dos últimos meses, passando por um processo de padronização de todos os sites que integram o seu domínio. A iniciativa visa não apenas criar uma identidade visual, mas, também, oferecer aos internautas uma ferramenta mais dinâmica e moderna, proporcionando uma maior facilidade de navegação e acesso à todas as informações. A partir deste mês, todos os portais dos 19 programas de pós graduação da instituição vão passar por uma ampla reformulação. As mudanças já podem ser vistas na home page da pós em Engenharia de Sistemas (PPGESIS), no endereço http://www.prpg.ufla.br/ppg/esistemas/.

Para viabilizar todas essas mudanças, foi projetado e instalado um sistema gerenciador de conteúdo (CMS), permitindo que as próprias coordenadorias dos programas de pós graduação realizem modificações nos sites sem que as mesmas tenham conhecimentos técnicos de confecção de páginas para a internet. Esta facilidade só foi possível graças ao apoio da Pró-Reitoria de Pós Graduação (PRPG) que financiou todas essas adaptações.

A implantação deste novo sistema está sendo coordenado pela Assessoria de Comunicação Social (Ascom/Ufla) que é a responsável pelo lay-out incorporado à marca da Universidade. Este processo teve início em julho do ano passado, quando foi lançado o novo Portal da instituição, com visual moderno e novos sistemas de exibição de notícias e eventos, integrando as adequações necessárias para atendimento às demandas de divulgação da Universidade.

De acordo com o pró-Reitor de Pós Graduação, prof. Mozar José de Brito, os trabalhos de reformulação de todos os sites estão divididos em duas etapas. A primeira delas, já em execução, é agrupar todas as informações referentes aos cursos e disponibilizá-las na internet. “Após reformularmos todas as home pages, vamos trabalhar para oferecer todo o conteúdo em dois idiomas: inglês e espanhol”, explica.

Para o coordenador do PPGESIS, prof. Tadayuki Yanagi, todas essas modificações que estão sendo realizadas são muito importantes, pois representam uma maior visibilidade dos programas de pós graduação junto à comunidade científica. “Vamos garantir uma maior transparência nas nossas ações, disponibilizando para os internautas acesso a todas as informações do curso, processo seletivo, ementa das disciplinas, estrutura curricular e o regimento interno, além de links que vão facilitar o acesso a órgãos de fomento de pesquisa e currículo lattes do corpo docente”.