Engenharia realiza 500ª reunião ordinária

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 26 Mai 2009 07:32 | Última Atualização: Terça, 26 Mai 2009 07:32

Um espaço democrático, onde professores, representantes de funcionários e estudantes de graduação e pós graduação se reúnem e discutem o dia a dia dos trabalhos realizados e ações para melhoria do desempenho das atividades. Há 43 anos essa rotina se repete, mensalmente, no Departamento de Engenharia (DEG) da Universidade Federal de Lavras (Ufla). Este compromisso vem sendo cumprido rigorosamente e completa sua 500ª reunião nesta quarta-feira, dia 27, às 13h, no anfiteatro do setor.

A história remonta da época da Escola Superior de Agricultura de Lavras (Esal). Por intermédio do então diretor Jesiel Resende, a instituição, que até então funcionava de maneira uniforme, foi dividida em dois departamentos, para implantar uma dinâmica administrativa mais ágil e dinâmica. Surgiu, então, em 1966, dois departamentos: de Agricultura (DAG) e de Engenharia (DEG). “A partir dessa data, mais precisamente no início de junho, o setor começou a ser estruturado e se reuniu para traçar planos de trabalho e eleger, por unanimidade, seu primeiro chefe: o professor David de Souza Andrade”, explica o atual chefe, prof. Nilson Salvador.

Desde então, as reuniões são realizadas mensalmente, chegando ao marco histórico de 500 encontros. “É o primeiro departamento da Ufla a chegar a esta marca. Temos uma ligação muito forte com o desenvolvimento da Universidade, acompanhando todas as suas transformações e o seu processo de crescimento. Demos decisivo apoio no planejamento e construção do novo campus, na fundação da Faepe e em diversos outros setores que fazem da Ufla uma das mais credíveis do país”, afirma Salvador.

Atualmente o departamento conta com 40 professores e 15 funcionários, tem vinculado em seu organograma três cursos de graduação (Engenharias Agrícola, Automação e Controle e Ambiental), dois programas de pós graduação (Engenharias Agrícola e de Sistemas) e oferta diversas disciplinas para outros cursos. Toda esta estrutura faz com que o DEG figure entre os maiores setores da universidade.

Mesmo grandioso, a expectativa é de que novos cursos e novos professores passem a integrar o departamento. “A previsão é de que mais 16 professores passem a integrar nosso quadro para comportar o aumento do número de estudantes e os novos cursos de Engenharia Civil e Mecânica que desejamos implantar nos próximos anos”, informa o chefe do DEG.

Outras informações no DEG pelo telefone (35) 3829-1481