Mercosul premia jovens pesquisadores na área da agroindústria

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 27 Mai 2009 08:16 | Última Atualização: Quarta, 27 Mai 2009 08:16

Estudantes e jovens pesquisadores e grupos de pesquisa envolvidos com o tema agroindústria podem concorrer ao Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia 2009, lançado nos dez países membros e associados ao bloco – Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

O prêmio é patrocinado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e Petrobras, com apoio da Unesco, do CNPq e do Movimento Brasil Competitivo (MBC). O objetivo da premiação é reconhecer os melhores trabalhos com contribuição potencial para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países do Mercosul. A ideia é incentivar a realização de pesquisa científica e tecnológica orientada para o bloco e contribuir para o processo de integração regional.

Por Agroindústria o regulamento do Prêmio entende o ramo de indústrias que processa ou beneficia matéria-prima oriunda da agricultura, pecuária, aquicultura ou silvicultura e a venda como produto para consumo ou matéria-prima para outras indústrias.

As inscrições podem ser feitas até 17 de agosto, nas categorias Iniciação Científica, Estudante Universitário, Jovem Pesquisador e Integração. Deve ser enviado um trabalho, em espanhol ou português, acompanhado da ficha de inscrição disponível no site www.brasilia.unesco.org/premiomercosul.

A entrega do prêmio será em 11 de novembro. Para a categoria Iniciação Científica, o prêmio de primeiro lugar é de US$ 2 mil; para a categoria Estudante Universitário, de US$ 3.500; Jovem Pesquisador, de US$ 5 mil; Integração, de US$ 10 mil.

(Com informações do boletim eletrônico Em Questão, do governo federal)