Curso sobre Empreendedorismo Sustentável

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 27 Mai 2009 08:25 | Última Atualização: Quarta, 27 Mai 2009 08:25

O professor Raymond Amtmann, do Northern Michigan University (NMU), EUA, estará na Ufla, entre os dias 02 e 18 de junho, para ministrar o curso de Empreendedorismo Sustentável direcionado aos alunos de graduação e pós graduação em Administração. A iniciativa faz parte de um convênio firmado, através da Capes/FIPSE (Fund for the Improvement of Post Secondary Education), entre a Universidade e a instituição americana, com o objetivo de auxiliar a inserção dos cursos de graduação das instituições de ensino superior brasileiras no cenário internacional, mediante a modernização curricular, o reconhecimento mútuo de créditos e o intercâmbio docente/discente. O curso é gratuito e será realizado em inglês. Os interessados podem se inscrever pelo telefone 3829-1441.

De acordo com a coordenadora do convênio na Ufla, prof. Cristina Lelis Leal Calegario, o curso Empreendedorismo Sustentável está sendo realizado para ampliar os horizontes profissionais dos estudantes de Administração. “À medida que os negócios vão se tornando cada vez mais globalizados e os problemas sociais e ambientais aumentando, as demandas para comportamento de empresas com responsabilidade social e ambiental tornaram-se do mesmo modo cada vez mais globais”.

Segundo a professora, não somente as grandes corporações devem mover-se em direção a sustentabilidade, mas, também, as empresas de pequeno porte devem se atentar a essa nova tendência global. “É particularmente importante que os negócios incorporem princípios de sustentabilidade na sua concepção. Assim, há uma necessidade de aumentar rapidamente a atenção e a prática do empreendimento sustentável, tema central deste curso”.

O prof. Raymond é o coordenador por parte da NMU do convênio firmado com a Ufla, que envolve mais uma universidade americana, Western Illinois University (WIU) e outra instituição brasileira, a Universidade Federal Rural do Amazonas (UFRA). Ainda este ano, o Departamento de Administração e Economia (DAE) vai enviar em agosto os alunos Elisa Lengler, Marina Silva e Thales Franceschine, que foram selecionados para estudar e estagiar nestas universidades americanas. A Ufla, da mesma forma, também receberá em janeiro os estudantes americanos para exercerem suas atividades no Brasil.

Ainda como parte deste convênio, em fevereiro deste ano, uma missão de trabalho desenvolvida pelo prof. Joel Yutaka Sugano, do DAE, visitou as universidades americanas. Ele realizou uma série de encontros com os coordenadores e professores envolvidos no projeto com o objetivo de estabelecer as diretrizes para os cursos online que vão ser oferecidos aos alunos, bem como discutir a operacionalidade e a logística envolvendo o intercâmbio de estudantes e professores no âmbito deste programa. Uma próxima missão está programada para outubro deste ano em Washington, DC, onde ocorrerá o Encontro Binacional Capes/FIPSE.