Engenharia presta homenagens em 500ª assembléia ordinária

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 27 Mai 2009 13:54 | Última Atualização: Quarta, 27 Mai 2009 13:54

Helder Tobias / Ascom Ufla

O Departamento de Engenharia (DEG) realizou, na tarde desta quarta-feira, dia 27, sua 500ª assembléia extraordinária. A reunião, que acontece mensalmente desde o ano de 1966 quando o setor foi criado, contou com a presença dos professores ativos e aposentados, representantes de funcionários e estudantes de graduação e pós graduação, do reitor em exercício, prof. Elias Tadeu Fialho, da Pró-Reitora de Pesquisa, profa. Édila Vilela de Resende Von Pinho, do presidente do Conselho Deliberativo da Faepe, Prof. Nadiel Massahud e da Fundecc, Prof. Rilke Tadeu Fonseca de Freitas. O encontro foi marcado por muitas homenagens e a inauguração de duas galerias de fotos.

A reunião foi aberta pelo atual chefe do departamento, prof. Nilson Salvador, que agradeceu a presença de todos os convidados e ressaltou a importância desta data. “O que estamos vivenciando aqui é um momento histórico, que mostra a força e a grandiosidade do Departamento de Engenharia na estrutura da Ufla. Contribuímos de forma decisiva com o crescimento e desenvolvimento da Universidade, graças ao empenho de profissionais qualificados que somaram esforços para alcançarmos os mais elevados patamares de qualidade”.

Em seu discurso, o reitor em exercício, prof. Elias Tadeu Fialho, destacou o potencial técnico do departamento e reforçou os novos desafios que o setor enfrentará nos próximos anos. “A Ufla está, sem dúvidas, num momento de pujança de suas atividades e o Departamento de Engenharia tem contribuído bastante para essa realidade. Com a expansão da Universidade, através do Reuni (Programa de Apoio aos Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), novos desafios estão por vir e este departamento tem potencial suficiente para oferecer à comunidade novas modalidades de engenharia”.

Após os discursos, foi prestada uma homenagem a todos os professores que exerceram o cargo de chefe de Departamento. Depoimentos de professores e aposentados emocionaram a todos os presentes, em especial do ex-dirigente da escola Superior de Agricultura de Lavras (Esal), prof. Jair Vieira. “Eu saí do Departamento, mas ele não saiu de mim. Estou fora fisicamente, mas presente em alma e pensamento. Participei de uma das primeiras reuniões e tenho certeza de que todas as discussões foram de fundamental importância para o aperfeiçoamento de nossos trabalhos e que contribuíram para chegarmos onde estamos hoje”.

Logo em seguida, os participantes foram convidados a se dirigirem a sala de galerias, onde foi feita a entronização, ou seja, o acréscimo da foto do último chefe de departamento, prof. Nilson Salvador (primeiro mandato 2004-2008) e do coordenador da pós graduação em Engenharia Agrícola, prof. Manoel Alves, que exerceu o mandato no período de 2004 a 2008. Outras duas galerias foram inauguradas, uma para os coordenadores do curso de Engenharia Agrícola e da pós graduação em Engenharia de Sistemas.

Avanços

A história remonta da época da Escola Superior de Agricultura de Lavras (Esal). Por intermédio do então diretor Jesiel Resende, a instituição, que até então funcionava de maneira uniforme, foi dividida em cinco departamentos, para implantar uma dinâmica administrativa mais ágil e dinâmica. Surgiu, então, em 1966, o Departamento de Engenharia Rural. “A partir dessa data, mais precisamente no dia 05 de janeiro, o setor começou a ser estruturado e se reuniu para traçar planos de trabalho e eleger, por unanimidade, seu primeiro chefe: o professor David de Souza Andrade”, explica o atual chefe, prof. Nilson Salvador. Desde então, as reuniões são realizadas mensalmente, chegando ao marco histórico de 500 encontros.

Atualmente o departamento conta com 40 professores e 15 funcionários, tem vinculado em seu organograma três cursos de graduação (Engenharias Agrícola, Automação e Controle e Ambiental), dois programas de pós graduação (Engenharias Agrícolas e de Sistema) e oferta diversas disciplinas para outros cursos. Toda esta estrutura faz com que o DEG figure entre os maiores setores da universidade.

Mesmo grandioso, a expectativa é de que novos cursos e novos professores passem a integrar o departamento. “A previsão é de que mais 16 professores passem a integrar nosso quadro para comportar o aumento do número de estudantes e os novos cursos de Engenharia Civil e Mecânica que desejamos implantar nos próximos anos”, informa o chefe do DEG.

Outras informações no DEG pelo telefone (35) 3829-1481