Prodocência realiza atividades com a população

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 03 Junho 2009 08:55 | Última Atualização: Quarta, 03 Junho 2009 08:55
Um grupo de professores e estudantes da Ufla estará na praça Dr. Augusto Silva, neste domingo, dia 07, a partir das 08h, para a realização de uma série de atividades que integra o projeto “Por dentro dos esportes: uma proposta de trabalho integrado para as Licenciaturas da Ufla”. Este é o primeiro de uma série de eventos que será realizado fora do campus, com o objetivo de estreitar o relacionamento com a população local e identificar outras iniciativas que interessem a ela. A iniciativa faz parte dos trabalhos realizados pelo Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência).

O Prodocência está veiculado à Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e conta com o apoio do governo federal, através da Capes. Sob a coordenação da professora Iraziet da Cunha Charret, do Departamento de Ciências Exatas (DEX), o programa contribui para a elevação da qualidade da educação superior no país, por meio da formulação de novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino, e busca dinamizar os cursos de licenciatura das instituições federais de educação superior. “Este projeto tem grande impacto na universidade por conta do grande número de professores envolvidos e do grande alcance social que pode vir a ter”, afirma a professora.

Durante a realização das atividades na praça, que se estendem durante todo o dia, será lançado o primeiro número do jornal “Ciência em Movimento”, que deverá ser um veículo de comunicação entre os participantes do projeto e os professores e estudantes das escolas de Lavras e região, assim como a comunidade de modo geral. Os participantes do projeto apresentarão, ainda, os primeiros resultados do trabalho realizado pelos grupos interdisciplinares, formados por estudantes e professores dos cursos de licenciaturas em Química, Física, Matemática e Educação Física.

Serão oferecidas diferentes atividades, dentre elas uma oficina para crianças em idade escolar, abordando a construção de modelos de moléculas para as chamadas drogas lícitas (álcool e tabaco), realização de testes com pedígrafo para classificação do tipo de pé e aferição de medidas de dobras cutâneas em crianças para a previsão do índice de massa corpórea (IMC). A equipe também vai recolher, junto à comunidade, informações que vão subsidiar futuros trabalhos. Todas as atividades serão conduzidas pelos estudantes dos cursos de licenciaturas da Ufla.