Saltar para o conteúdo principal
Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Estudo envolvendo feijoeiro é premiado pela Capes

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 03 Junho 2009 13:28 | Última Atualização: Quarta, 03 Junho 2009 13:28

A Tese de Doutorado “Resistência do feijoeiro a Fusarium oxysporum f. sp. phaseoli”, defendida pela pós-graduanda Mônica Juliani Zavaglia Pereira, foi a vencedora do Prêmio Capes de Tese 2008 na categoria Ciências Agrárias.

Orientada pelo Prof. Magno Antonio Patto Ramalho, do Departamento de Biologia da Ufla, a pesquisa foi desenvolvida dentro do Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas, sendo que os quesitos avaliados para que a tese viesse a ganhar o prêmio foram originalidade e qualidade.

Ao todo, foram inscritas 487 teses de instituições de todas as regiões do Brasil, ressaltando que a solenidade de entrega dos prêmios aos vencedores será em Brasília, em data a ser definida.

Divulgação

A pesquisa

A murcha-de-fusarium, causada por um fungo chamado Fusarium oxysporum f. sp. Phaseoli é uma doença vascular do feijoeiro e ocorre em todas as regiões do mundo onde se cultiva o feijão.

Considerando que a obtenção de cultivares resistentes é a principal alternativa de controle da doença, a pós-graduanda Mônica forneceu informações indispensáveis para a obtenção destes cultivares. 

Basicamente, a então pós-graduanda identificou como se deve realizar a avaliação da resistência do feijoeiro em uma casa de vegetação. Posteriormente, ela avaliou mais de 500 linhagens e verificou que 36,5% delas foram resistentes ao fungo.

Além disso, Mônica obteve informações do controle genético da resistência do feijoeiro, observando que a seleção para se obter plantas resistentes pode ser bem fácil, desde que sejam adotados critérios eficientes de inoculação e avaliação das plantas.  

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção