Congresso discute melhoramento de plantas forrageiras

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 04 Junho 2009 11:13 | Última Atualização: Quinta, 04 Junho 2009 11:13

Helder Tobias / Ascom Ufla

O Núcleo de estudos em Forragicultura (Nefor), do Departamento de Zootecnia (DZO) da Ufla, deu início, na manhã desta quinta-feira, dia 04, às atividades do VII Simpósio e do III Congresso de Forragicultura e Pastagens. Durante a solenidade de abertura, no Salão de Convenções, os participantes, oriundos de diversas instituições do país, dentre elas a USP, UFV, Emprapa, UFGD e Biomatrix, receberam as boas vindas do reitor em exercício, prof. Elias Tadeu Fialho, do chefe do DZO, prof. Eduardo Pinto Filgueiras, dos coordenadores dos cursos de graduação e pós graduação em Zootecnia, profs. Márcio Machado Ladeira e Priscila Vieira Rosa Logato, e do coordenador do Nefor, Flávio Faria de Souza.

As atividades propostas durante a programação, que se estende até sábado, têm como objetivo gerar discussões, debates, questionamentos e identificar respostas e soluções para que os participantes possam suprir o setor produtivo com tecnologias que possibilitem a condução de sistemas de produção animal tecnicamente viáveis, economicamente rentáveis e ecologicamente sustentáveis.

Em seu discurso, o reitor em exercício, prof. Elias Tadeu Fialho, disse que o congresso reforça a tradição da Ufla que, ao longo de seus 100 anos de história, se consolidou na formação de profissionais altamente capacitados para o agronegócio, atuando de forma decisiva na promoção de pesquisas que subsidiam o desenvolvimento do país. “Eventos como esse contribuem para que possamos apontar soluções frente aos desafios futuros. Estamos verificando que as áreas de forragicultura e pastagens são bastante estratégicas e, por isso, têm despertado o interesse de produtores e pesquisadores”.

O reitor destacou, também, o intenso trabalho de pesquisas e desenvolvimento de tecnologias que o Departamento de Zootecnia vem realizado ao logo dos últimos cinco anos. “Gostaria de parabenizar os intensos trabalhos realizados pelo departamento nos últimos anos. Foram nada menos que 300 artigos publicados nas mais diversas revistas científicas nacionais e internacionais, mais de 1400 resumos produzidos para congressos, 100 dissertações e 60 teses. Atividades que demonstram a contribuição tecnológica da Ufla para o desenvolvimento do setor animal do Brasil”.

Para o coordenador do Nefor, o evento contribui para a elevação dos conhecimentos dos participantes na área de Forragicultura e Pastagens. “Com o aprimoramento da atividade pecuária, cresce a importância e o uso de pastagens, gerando demanda crescente por alguns temas nesta área. Diante dessa realidade, este congresso auxilia na difusão e na rientação para alguns dos importantes temas de enfoque nacional, na área de produção e utilização de forrageiras”.