Filmes científicos estão em cartaz na Ufla

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 05 Junho 2009 06:41 | Última Atualização: Sexta, 05 Junho 2009 06:41
Os projetos Uflaciência e Museu para Todos convidam comunidade acadêmica e o público em geral para exibição dos filmes “Surplus: aterrorizados em ser consumidores” e “Powaqqatsi: vida em transformação” que serão projetados, respectivamente, nos dias 08 e 15 de junho, sempre às 17h, no Museu de História Natural, no campus histórico.

As sessões de cinema idealizadas pelos coordenadores do projeto têm como objetivo promover um debate com a população sobre aspectos relacionados à ciência, história, filosofia, política e arte.

Sobre os filmes:

Surplus: aterrorizados em ser consumidores

O documentário Surplus mostra os excessos da atual produção em massa e o consumo desenfreado que afligem a maioria dos países e culturas mundiais e os problemas que vêm sendo causados ao meio ambiente. O filósoo e escritor John Zerzan é considerado o guru da antiglobalização e o produtor Eric Gandini se baseia nos pensamentos de Zerzan para mostrar a destruição das reservas naturais e do meio ambiente que vem sendo causada pela vida consumista que o mundo vive.

Powaqqatsi: vida em transformação

Aclamada pelo público e pela crítica em todo o mundo, esta segunda parte da trilogia "qatsi" assinada pelo escritor/diretor Godfrey Reggio, coloca em discussão tudo o que se sabe sobre a sociedade contemporânea. Através da justaposição da imagens de culturas antigas com as da vida moderna, Powaqqatsi expõe o custo do progresso humano.