Ufla recebe nove pesquisadores para pós doutorado

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 09 Junho 2009 06:40 | Última Atualização: Terça, 09 Junho 2009 06:40

A infraestrutura e os estudos desenvolvidos na Universidade Federal de Lavras (Ufla) serão utilizados por nove pesquisadores, de diversas instituições do país, contemplados com bolsas de pós doutorado da Fapemig. O edital, publicado pela Fundação no início do ano, foi criado para valorizar a permanência de pesquisadores nas instituições mineiras, contribuindo para que estes profissionais obtenham o título de pós doutor. Os contemplados com a bolsa desenvolverão suas pesquisas sob a orientação de um professor da Ufla.

A pesquisadora Karen Luz Burgoa Rosso viu na instituição de Lavras uma excelente oportunidade de continuar suas pesquisas para conclusão de seu curso de pós doutorado realizado na Universidade Federal Fluminense (UFF). O trabalho “Modelagem em redes complexas para o estudo de fenômenos de evolução biológica”, pretende realizar simulações computacionais baseadas na Teoria da Evolução de Darwin e nos conhecimentos de genética, utilizando ferramentas e modelos utilizados por físicos. A iniciativa pretende modelar fenômenos evolucionários tais como a evolução do tamanho dos animais (mamíferos, pássaros e até os extintos dinossauros) e a evolução e estabilidade das cadeias alimentares.

De acordo com Karen, os trabalhos desenvolvidos por pesquisadores da Ufla, através do Grupo de Pesquisa em Sistemas Complexos, vão contribuir com o desenvolvimento de sua tese. “A Ufla já possui um trabalho consolidado neste ramo de pesquisa em Sistemas Complexos. Meu interesse é aproveitar todo esse potencial, colaborando com o desenvolvimento de pesquisas nessa área”.

Os trabalhos da pesquisadora serão orientados pela professora Iraziet Charret, do Departamento de Ciências Exatas (DEX). Segundo ela, a atração de jovens doutores para estágios pós-doutorais na Ufla é de extrema relevância para o desenvolvimento de novas linhas de trabalho nos grupos de pesquisa. “Essa iniciativa permite a criação de vínculos entre instituições diferentes, já que estes recém doutores, em geral, mantém a colaboração com seus grupos anteriores”.

Confira abaixo os pesquisadores contemplados com bolsas na Fapemig para o desenvolvimento de suas pesquisas na Ufla.

Pesquisador (a)

Professor(a) orientador (a) da Ufla

Análises fenologicas, bioquímicas, metabolomicas e proteomicas relacionados a qualidade de bebida do café.

Alan Carvalho Andrade

Luciano Vilela Paiva

Modelagem em redes complexas para o estudo de fenômenos de evolução biológica

Karen Luz Burgoa Rosso

Iraziet da Cunha Charret

Mapeamento Associativo em feijão-comum (Phaseolus vulgaris L.) visando a identificação de QTLs relacionados a produtividade de grãos.

Diogo Gonçalves Neder

João Bosco dos Santos

Avaliação da resistência ao potato leafroll virus (PLRV) em clones avançados de batata.

Sílvia Regina Rodrigues de Paula Ribeiro

César Augusto Brasil Pereira Pinto

Implantação de rotas de coletas de sementes florestais das APPs da Sub-bacia do Alto Rio São Francisco.

Marcela Carlota Nery

Antônio Cláudio Davide

Aspectos fisiologicos e moleculares da perda e restabeleiemnto da tolerância à dessecação em sementes germinadas de Candeia (Eremanthus Erythropappus (DC) Macleish).

Keline Sousa Albuquerque

José Márcio Rocha Faria

Melhoramento do Alface Americana para resistência múltipla a doenças e tolerância ao pendoamento precoce visando aos cultivos em sistemas orgânico e convencional.

Cibelle Vilela Andrade Fiorini

Luiz Antonio Augusto Gomes

Avaliação do teor de elementos - traço em produtos agrícolas.

Paulo Jorge de Pinho

Janice Guedes de Carvalho

Efeitos do fogo sobre a diversidade e a composição da faúna de formigas na Amazônia.

Juliana Miranda da Silveira

Ronald Zanetti Bonetti Filho