Andifes empossa nova diretoria para período 2009-2010

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 09 Junho 2009 07:12 | Última Atualização: Terça, 09 Junho 2009 07:12

Durante o seminário “Desenvolvimento do Brasil e o financiamento da Universidade Federal Brasileira” a Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) empossou sua nova diretoria. O reitor Alan Barbiero, da Universidade Federal de Tocantins (UFT) é o novo presidente da Associação, que tem como 1ª vice-presidente a reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Ana Dayse Dorea e como 2º vice-presidente o diretor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) Flávio Antônio dos Santos. Os suplentes de 1ª e 2º vice-presidentes são, respectivamente, reitor Damião Duque, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e reitor Álvaro Prata, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A nova diretoria ficará à frente da Andifes no período 2009-2010.

O reitor Amaro Lins (UFPE) transmitiu o cargo de presidente da Andifes para o reitor Alan Barbiero (UFT) e fez um resumo de suas principais ações à frente da Andifes, destacando a interlocução com o governo federal, o Senado e a Câmara dos Deputados e a construção conjunta de propostas com as diversas esferas. Entre as principais pautas de sua gestão, Amaro Lins falou sobre os avanços na questão da autonomia universitária, questão com que o presidente Lula se comprometeu, na reunião anual com os reitores no último dia 28. O reitor também ressaltou o espaço da Andifes no Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia e o programa de reestruturação dos Hospitais Universitários agora em discussão com o MEC. “Estamos chegando aqui hoje depois de um ano de muita intensidade. Fizemos o melhor que podíamos, dedicamos nossas energias e nossos compromissos às instituições pertencentes à Andifes”, afirmou. Amaro Lins agradeceu a cada componente do Pleno da Andifes, aos colegas da diretoria e à equipe da Associação.

O reitor Alan Barbiero (UFT), empossado na presidência da Andifes, anunciou os componentes da diretoria e afirmou que a entidade está, a cada ano, maior e mais forte, resultado do papel político que exerceu ao longo de seus vinte anos. “Hoje, a Andifes é uma instituição respeitada, que conseguiu inverter uma pauta de discussão do ponto de vista operacional das universidades para o papel estratégico que elas ocupam”, afirmou o reitor Alan Barbiero. Segundo o novo presidente da Associação, os desafios estão colocados pelo novo patamar que o ensino superior brasileiro alcançou, o que coloca a Andifes numa situação de alcançar a sustentabilidade desse novo momento, garantindo a autonomia e o financiamento compatíveis às universidades.

A reitora Ana Dayse Dorea (Ufal), 1ª vice-presidente, afirmou que a expectativa para a gestão é equivalente à grande responsabilidade de participar da diretoria. Segundo ela, a gestão deve se concentrar em temáticas que já estão em decisão final, como a autonomia, os hospitais universitários e as fundações. O 2º vice-presidente Flávio Antônio dos Santos (Cefet-MG) destacou o papel da Andifes que, segundo ele, deve manter a interlocução com os órgãos públicos e a sociedade. De acordo com Flávio, com o fortalecimento da Associação no campo político, as expectativas crescem, e é preciso trabalhar de forma colegiada para avançar.