Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Professor lança livro relacionado à nutrição de suínos

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 10 Junho 2009 10:27 | Última Atualização: Quarta, 10 Junho 2009 10:27

O prof. Elias Tadeu Fialho, do Departamento de Zootecnia, está lançando, este mês, o livro “Alimentos Alternativos para Suínos”, pela Editora Ufla.

De acordo com Fialho, os principais enfoques tratados no livro dão ênfase a outras possibilidades de uso de alimentos que possam substituir parte do milho ou do farelo de soja na produção de suínos. “A substituição parcial desses ingredientes é importante pois de 70 a 80% do custo da produção dos suínos no Brasil está vinculado à alimentação”, diz ele.

Ao todo, o livro traz mais de 60 alternativas em termos de alimentação para suínos, sendo que a edição traz ainda um detalhamento do valor nutricional de cada um desses alimentos e resultados de várias pesquisas relacionadas ao tema.

Com base nessas informações, afirma Fialho, “o técnico em suinocultura ou mesmo o produtor poderá fazer uma matriz nutricional observando qual o nível ideal desses alimentos deverá ser utilizado em substituição ao milho e ao farelo de soja. Com isso, estaremos contribuindo para a redução do custo de produção do suíno”, comenta o autor.

O livro reúne estudos desenvolvidos pelo prof. Fialho ao longo de 30 anos de atividades na área, assim como outras pesquisas sobre o assunto realizadas por pesquisadores de diferentes instituições brasileiras.

Fialho explica que, embora seja editor do livro, a colaboração dos colegas foi fundamental para que se conseguisse a compilação de dados já existentes nos estudos, mas de maneira muito desordenada. “Ordenamos dados como composição química, o valor adicional, nível máximo da utilização de cada um desses ingredientes que podem colaborar com a redução dos custos de produção dos suínos no Brasil”, diz.

Serviço

O lançamento oficial do livro ocorrerá na semana das comemorações dos 101 anos da Ufla, mas os interessados já podem adquiri-lo na Editora Ufla, pelos telefones (035) 3829-1532 e 3829-1115 ou pelo www.editora.ufla.br.

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção