Autoridades reconhecem importância do café na história do Brasil

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 17 Junho 2009 14:00 | Última Atualização: Quarta, 17 Junho 2009 14:00

“A história do Brasil foi escrita com tinta de café”. A afirmação do escritor Coelho Neto, citada pelo reitor da Universidade Federal de Lavras (Ufla), prof. Antônio Nazareno Guimarães Mendes, durante a solenidade de abertura da XII Expocafé, na manhã de quarta-feira, dia 17, retrata a decisiva contribuição que o agronegócio café representou no desenvolvimento do Brasil. Sentimento compartilhado por autoridades e produtores que prestigiaram o início das atividades da feira, que se estende até o próximo dia 19, e oferece mais de 250 estandes expondo as mais modernas tecnologias para auxiliar na produção. O evento acontece na Fazenda Experimental da Epamig, em Três Pontas, MG.

Helder Tobias / Ascom Ufla

Durante seu discurso, o reitor da Ufla reconheceu a importante contribuição que eventos como a Expocafé trazem para o produtor. “Neste período em que vivenciamos um momento de crise, só se sobressai quem apresenta um diferencial competitivo no mercado. Em 12 anos de história, a Expocafé, com certeza, contribuiu, e muito, com diversos produtores que hoje conseguem minimizar os efeitos dessa situação econômica por terem adotado as tecnologias e as inovações apresentadas durante a feira”.

Para o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de MG, Gilman Viana Rodrigues, que representou o governador Aécio Neves, investimentos em novas tecnologias e mecanização das lavouras do café representam uma preocupação que os produtores devem ter para vivenciar novos avanços no setor. “A Expocafé é um grande evento que representa o valor de quem sabe que o futuro depende do que estamos fazendo hoje. Hoje temos uma grande prova de que estamos empenhados em fazer o melhor para o setor do agronegócio café”.

A união de esforços para alavancar o setor de cafeicultura para vencer, de forma inteligente e construtiva, os desafios que estão surgindo nos dias atuais. Essa foi a tônica do discurso do presidente da Expocafé, prof. Nilson Salvador, que creditou à feira uma excelente oportunidade para os participantes estarem em contato com a tecnologia, através das inúmeras empresas do setor que expõem maquinários modernos e avançados e a interação com produtores de todo o país. “Juntamente com a responsabilidade social, procuramos evidenciar a mecanização da cafeicultura. Isto porque a mecanização é uma ferramenta para auxiliar no desenvolvimento do setor, objetivando, assim, alcançar melhores condições na produção".

A Expocafé - A Expocafé vem contribuindo de forma substancial no desenvolvimento da cafeicultura social, notadamente na região do sul de Minas, tornando-a mais competitiva. A feira articula ensino e pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a Ufla e a sociedade. Essa interação estabelece a troca de saberes sistematizados, tendo como conseqüência a produção do conhecimento e a contribuição no desenvolvimento da produção de café no país. A feira conta com exposição, feira, palestras, fórum de debates, rodada de negócios, lançamentos e cozinha experimental com receitas a base de café.

A feira é um evento promovido pela Ufla e tem como patrocínio e apoio do governo federal, Ministério de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério do Desenvolvimento Agrário. Governo de Minas, Prefeitura Municipal de Três Pontas, Cocatrel, Unicoop, Emater, Epamig, IMA, Sebrae, CNPQ e Crea.

Autoridades presentes - Participaram da solenidade de abertura a prefeita de Três Pontas, Luciana Ferreira Mendonça, o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Dilson Melo; o diretor técnico da Epamig, Enilson Abrahão; o gerente do Pólo de Excelência do Café, Ednaldo Abrahão, representando o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de MG, Alberto Duque Portugal; o diretor de Programas Técnicos e Setoriais do CNPq, prof. José Oswaldo Siqueira; e o presidente do Conselho Nacional do Café, Gilson José Ximenes Abreu.

Confira cobertura fotográfica: