Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
Programa prevê cooperação científica de Brasil e Alemanha
O Programa Brasil-Alemanha (Probral), fruto de parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Serviço Alemão de Intercâmbio (DAAD), está com novo edital aberto. As inscrições vão até o dia 28 de agosto.
O objetivo do programa é apoiar projetos conjuntos de pesquisa e cooperação científica das instituições de ensino superior (IES) do Brasil e da Alemanha que promovam a formação em nível de pós-graduação (doutorado sanduíche e pós-doutorado) e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores.
O concurso visa selecionar projetos conjuntos de pesquisa com o início das atividades no ano de 2010. A seleção das propostas consistirá de quatro fases, respectivamente: verificação da consistência documental; análise do mérito; priorização das propostas previamente aprovadas e reunião mista entre a Capes e o DAAD, para decisão final.
Cada proposta de projeto conjunto de pesquisa deverá planejar suas atividades considerando a duração de dois anos, podendo ser prorrogada por igual período conforme critérios das agências financiadoras.
Entre os requisitos para a candidatura de proposta estão os seguintes: estar vinculada a um Programa de Pós-Graduação avaliado pela Capes, preferencialmente com conceitos 5, 6 ou 7; contemplar a formação de pós-graduandos e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores vinculados aos referidos programas; e prever a publicação conjunta de artigos científicos e ter como meta o desenvolvimento científico e tecnológico dos grupos de pesquisa envolvidos.
Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.