Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Ufla cria programa voltado para apoio à pequena produção

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 25 Junho 2009 06:34 | Última Atualização: Quinta, 25 Junho 2009 06:34

Por meio de uma ação conjunta entre as Pró-Reitorias de Extensão e Cultura e de Planejamento e Gestão, a Ufla passou a administrar, recentemente, uma área de cerca de seis hectares que vinha sendo utilizada pela Epamig. No local, será implantado o Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão da Pequena Produção, ou seja, o objetivo é que nessa área possam ser desenvolvidos trabalhos com foco no apoio às pequenas propriedades rurais.

Com isso, no final do mês passado, o Prof. Rubens José Guimarães (Pró-Reitor de Extensão e Cultura), o Prof. José Roberto Soares Scolforo (Pró-Reitor de Planejamento e Gestão), o Prof. Vicente Gualberto (DCS), a Profa. Maria das Graças Paula (DAE) e o Prof. Arnaldo Pereira Vieira (DAE) reuniram-se para conhecer melhor a área e discutir sobre os possíveis trabalhos a serem realizados dentro do programa.

FOCO NO PEQUENO PRODUTOR Localizada na parte mais alta da universidade, a área é margeada pela rodovia que vai de Ijaci ao trevo da BR-265 (Lavras - São João Del Rey). “O objetivo é utilizá-la para atividades de ensino focadas na pequena produção, qualificando alunos e professores para apoiarem especialmente esse tipo de produtor. Além disso, lá serão desenvolvidas pesquisas em diversas áreas do conhecimento, todas voltadas especificamente às demandas das pequenas propriedades. O mesmo vale para ações de extensão como cursos de qualificação, eventos e atividades culturais”, afirma o Prof. Rubens.

Ressalta-se, ainda, que na área há um antigo cafezal, uma vasta mata nativa onde os usuários poderão exercitar práticas de preservação ambiental e uma lagoa na qual serão implantados projetos de criação intensiva de peixes.  

CONSTRUÇÃO DE CARREADORES Para tanto, a Ufla, além de disponibilizar o local para tal programa, pretende apoiar as ações a serem executadas já dando início à construção de carreadores que margearão toda a área. Também nesse sentido, um grupo formado por membros de vários departamentos da comunidade universitária iniciou um planejamento do uso das terras a partir do qual serão elaborados projetos para se buscar recursos junto aos governos estadual e federal.

Com isso, a universidade, por meio de seus professores, técnico-administrativos e estudantes inauguram uma nova linha de trabalho para atender tão importante demanda social e, com isso, servir de exemplo para outras instituições de ensino brasileiras.  

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção