Diretores da Fapemig falam sobre Lei Mineira de Inovação

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 25 Junho 2009 09:31 | Última Atualização: Quinta, 25 Junho 2009 09:31

Pedro Farnese / Ascom Ufla

Diretores da Fapemig estiveram, na manhã desta quinta-feira, dia 25, no Laboratório de Sementes da Ufla, onde proferiram a palestra “A Fapemig e a Lei Mineira de Inovação”. Os professores José Policarpo Gonçalves de Abreu, diretor Científico, e Paulo Kleber Duarte Pereira, diretor de Planejamento, Gestão e Finanças, destacaram a importância do incentivo a pesquisas nas instituições de ensino do estado e demonstraram o empenho da fundação em ampliar cada vez mais estudos que envolvam as áreas de ciência, tecnologia e inovação.

Ao dar as boas vindas ao público, o reitor da Ufla, prof. Antônio Nazareno Guimarães Mendes, ressaltou o decisivo apoio da Fapemig para que a Universidade se configure no cenário nacional como uma das instituições de excelência na pesquisa e extensão. “A Fapemig é muito mais que uma instituição parceira. È uma fundação aliada da Ufla, que colabora para reforçar a cada dia o nosso perfil de pesquisa. Atualmente 700 estudantes de graduação estão envolvidos com projetos de iniciação científica, o que representa 20% de todo o corpo discente. Deste total, 150 alunos contam com o auxílio da Fapemig. É assim, incentivando as pesquisas e investindo em novos programas de pós graduação, que vamos consolidar ainda mais a imagem da Ufla como uma instituição de excelência em pesquisa e extensão”.

O professor José Policarpo reconheceu os trabalhos desenvolvidos na Ufla, destacando a alta qualidade das pesquisas desenvolvidas que contribuem para o desenvolvimento do agronegócio não apenas do sul de minas, mas, também, de todo o país. Ele disse, ainda, que a Fapemig representa um importante elo entre a comunidade acadêmica e o setor produtivo do estado, no tocante às questões de inovação tecnológica e transferência de tecnologia, trabalhando efetivamente para demonstrar a responsabilidade e os desafios a serem alcançados nesses estudos. Segundo o professor, o objetivo maior da Fapemig é aumentar o número das proteções nacionais e internacionais, gerar novas possibilidades de transferência de tecnologias e estabelecer parcerias entre as universidades e as empresas, incorporadas pelas Leis Federal e Estadual de Inovação Tecnológica.

Um dos assuntos abordados durante a apresentação dos diretores da Fapemig foi a lei Mineira de Inovação, criada em janeiro do ano passado. O professor Paulo Kleber Duarte Pereira disse que essa iniciativa propõe diversas atividades que visam à obtenção de autonomia tecnológica, a capacitação e o desenvolvimento da competitividade industrial do Estado, incluindo o apoio à inovação tecnológica, aos inventores independentes, às empresas inovadoras, a pesquisadores, às incubadoras e parques tecnológicos, entre outros. Ainda de acordo com o professor, essa lei é muito importante para incentivar e estimular medidas de incentivo à pesquisa científica e tecnológica, capacitação e competitividade no processo de desenvolvimento industrial do Estado, reforçando ainda mais as parcerias estabelecidas entre a Fapemig e as instituições mineiras.