Laboratórios recebem recursos para manutenção de equipamentos

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 29 Junho 2009 12:25 | Última Atualização: Segunda, 29 Junho 2009 12:25

Dois projetos encaminhados por professores da Ufla foram aprovados pela Fapemig no edital que prevê o envio de verbas para manutenção de equipamentos de custo elevado. A Universidade foi contemplada com aproximadamente R$ 140 mil que vão possibilitar a continuidade de diversas pesquisas e auxiliar nas aulas de graduação e pós-graduação.

Esta é a quarta edição deste edital que a Fapemig lança para atender aos pedidos de manutenção de equipamentos com valor superior a R$100 mil e que estão fora do prazo de garantia. Uma exigência pra submissão dos projetos é a contrapartida financeira da instituição proponente de, no mínimo, 10% do valor do serviço. As propostas não podem ultrapassar o limite de R$100 mil. Este ano foram disponibilizados recursos da ordem de R$ 1,9 milhão que possibilitaram o atendimento de 23 propostas das 43 recebidas. A Ufla encaminhou dois projetos que foram prontamente atendidos.

Um deles prevê a manutenção dos equipamentos da Central de Análise e Prospecção Química (CAPQ). O laboratório é multiusuário, ou seja, atende a diversos cursos de graduação e pós graduação da Universidade e está subordinado a Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP). O local possui vários equipamentos analíticos que possibilitam a análise de metais e moléculas orgânicas, auxiliando, por exemplo, na determinação das composições de óleos essenciais e dos metais pesados, vitaminas e substâncias tóxicas existentes em solos.

Todos os equipamentos do laboratório têm um valor estimado de 900 mil dólares. Nesta quarta edição, foram disponibilizados R$ 78.317,90 para a manutenção destes aparelhos que vão garantir a realização de aproximadamente 50 projetos que estão sendo desenvolvidos atualmente. O mais caro é o HPLC/MS (250 mil dólares), um cromatógrafo em fase líquida de alta resolução acoplado em um espectrômetro de massas. Uma das grandes benfeitorias deste equipamento é a sua capacidade analítica de separação, quantificação e identificação de compostos orgânicos de estrutura molecular simples até estruturas de alta complexidade.

De acordo com o coordenador do projeto, prof. Mário César Guerreiro, do Departamento de Química (DQI), em todas as quatro edições do edital, a CAPQ foi contemplada com recursos. “Fomos contemplados desde o lançamento dessa linha de financiamento pioneira na Fapemig. Isso permite que os equipamentos de custos elevados não fiquem parados por falta de manutenção e garante a realização de pesquisas e experimentos de diversos projetos desenvolvidos na Universidade”.

MICROSCÓPIO  Dois microscópios, estimados em R$950 mil, do Laboratório de Microscopia Eletrônica e Análise Ultra-estrutural, estão entre os equipamentos que serão alvos de manutenção do edital da Fapemig. Sob coordenação do prof. Eduardo Alves, do Departamento de Fitopatologia (DFP), o projeto prevê a verba de R$ 62.673,70, por um ano, para a garantia do funcionamento destes aparelhos que já auxiliaram o desenvolvimento de 100 teses e atualmente subsidia cerca de 40 pesquisas que estão em andamento.

“É a terceira vez que nosso projeto é contemplado pela Fapemig. A garantia do funcionamento destes aparelhos é muito importante, pois 13 programas de pós-graduação da Ufla estão diretamente envolvidos com nossa estrutura, isso sem contar nos estudantes de diversos cursos de graduação que necessitam destes aparelhos para suas atividades acadêmicas”, explica o professor Eduardo Alves.

Os Microscópios Eletrônicos de Varredura e de Transmissão são aparelhos capazes de produzir imagens de alta ampliação (no primeiro em até um milhão de vezes e o segundo em até 250 mil vezes) e resolução. Estes equipamentos representam um grande auxílio nos experimentos realizados, apresentando uma imagem gerada em monitor decorrente da interação de um feixe de elétrons com amostras de bactérias, fungos, vírus entre outras.