Índices Agrícolas apontam situação desfavorável para o produtor em junho

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 02 Julho 2009 07:16 | Última Atualização: Quinta, 02 Julho 2009 07:16

Pesquisa do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras (DAE/UFLA), com base no levantamento mensal dos Índices de Preços Agrícolas, chegou à conclusão de que, em junho, os custos para produzir, no setor agrícola, superaram, em média, os preços pagos ao produtor rural pela venda de seus principais produtos. Ou seja, o produtor rural teve prejuízo no cálculo do quanto ganhou com a venda dos seus produtos e do que gastou para produzir.

Em junho, o Índice de Preços Recebidos (IPR) pela venda dos produtos agropecuários teve queda de 5,37%, enquanto o Índice de Preços Pagos (IPP) pelos insumos agrícolas aumentou 0,58%. Esses índices estimam a variação da renda agrícola e o comportamento dos custos de produção do setor, respectivamente.

A pesquisa do DAE/UFLA faz o levantamento mensal de 42 produtos e 187 insumos agropecuários. Explica o prof. Ricardo Reis, coordenador do índice, que a situação em junho foi mais desfavorável no setor de grãos, principalmente para o milho e para o feijão, com quedas de preços de 10,57% e 10,68%, respectivamente.  Já o preço do café teve ligeira alta, para o produtor, de 1,06% e o preço do arroz se manteve estável.

Ao contrário do esperado, o mês de junho foi marcado pela queda de preços tanto para o leite tipo C (-5,26%), como para o do tipo B (-9,72%), pois esperava-se que, com o início da entressafra da pecuária leiteira, os preços dos lácteos tendessem para um movimento de alta no mercado.

Já os hortifrutigranjeiros tiveram queda acentuada em junho, ficando, em média, mais baratos no campo 13,76%. As maiores baixas foram para a couve-flor (-46,67%), o tomate e o repolho (-25,0% cada), a banana (-12,22%) e o mel, com queda de 18,18%. Dentre as principais altas nessa categoria, destacam-se: frango abatido, com alta de 20,0% e couve, 7,26%.

Entre os insumos agrícolas, onerando os custos de produção no campo, as altas mais expressivas em junho foram: fungicidas (5,78%), vacinas (4,82%), manutenção de equipamentos (8,84%) e carrapaticidas, com alta de 10,21%. As quedas nesse segmento foram as das rações (-13,85%) e dos inseticidas (-7,56%).