Ex-aluno é um dos melhores do mundo em projeto da Microsoft

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 15 Julho 2009 13:11 | Última Atualização: Sexta, 21 Outubro 2022 15:20

O ex-aluno do curso de Ciência da Computação da Ufla e atual pesquisador do grupo científico de Multimídia da Telefônica Pesquisa e Desenvolvimento de Barcelona (Espanha), Rodrigo de Oliveira, foi selecionado pela Microsoft para representar a América Latina no projeto “Talento Global”, para o qual foram apontados os seis maiores talentos do mundo no programa de bolsas de doutorado da Microsoft Research.

Com isso, Rodrigo foi destacado em uma revista e num vídeo de divulgação do projeto de bolsas da Microsoft.

UFLA E UNICAMP - Rodrigo é mestre e doutor em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e bacharel pela Ufla. Em 2006, concorreu a uma das bolsas de pesquisa da Microsoft Research. Na fase inicial, 13 das principais universidades da América Latina selecionaram três de seus melhores alunos de doutorado. Depois de passar por várias entrevistas, Rodrigo foi agraciado com uma das duas bolsas da Microsoft Research (MSR) para a América Latina.

MONITORANDO A SAÚDE - Como bolsista da MSR, em 2007 começou a fazer estágio nos Estados Unidos. Ali, desenvolveu um projeto de pesquisa para monitoramento de saúde e incentivo à prática de atividades físicas com suporte de celulares e outras tecnologias móveis (http://www.nuriaoliver.com/triplebeat/triplebeat.htm). Tal projeto, intitulado TripleBeat, foi conduzido com a parceria de Núria Oliver, atual diretora científica do grupo de Multimídia da Telefônica Pesquisa e Desenvolvimento de Barcelona.

Dentre suas principais características, o Triple-Beat auxilia na construção de um plano de treinamento aeróbico de acordo com o perfil do indivíduo (idade, peso, altura, objetivos pessoais), escolhe músicas mais “rápidas” ou “lentas” para guiar o exercício durante sua execução, oferece uma interface visual com suporte à tomada de decisão imediata e inclui uma forma inovadora de competição saudável, na qual os campeões não são necessariamente aqueles que correm mais rápido, mas sim aqueles que seguem o treinamento de forma mais disciplinada.

PATENTEEste projeto foi fortemente difundido nos Estados Unidos, tendo sido apresentado no programa “Good Morning America” da rede de TV ABC e também em publicações científicas, tanto em livro quanto em um dos mais importantes congressos internacionais na área de interação humano-computador para dispositivos móveis. Em 2007, iniciou-se o processo de obtenção da patente do software.

Assim, recentemente, membros da Microsoft Research selecionaram Rodrigo e outros cinco bolsistas do programa para fazer parte do projeto “Talento Global”. O ex- aluno da Ufla representará a América Latina.