Novos projetos terão financiamento da Fapemig e CNPq

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 20 Julho 2009 08:56 | Última Atualização: Segunda, 20 Julho 2009 08:56

A Ufla aprovou quatro trabalhos de diferentes áreas do conhecimento no edital do Programa Primeiros Projetos da Fapemig, em parceria com o Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Foram disponibilizados mais de R$3 milhões em recursos para financiamento de 172 propostas aprovadas de diversas instituições mineiras. Na Federal de Lavras serão destinados R$ 82.462,88 que vão beneficiar estudantes de graduação e pós-graduação com o desenvolvimento de pesquisas e projetos de extensão.

O Programa Primeiros Projetos tem como objetivo apoiar financeiramente trabalhos de pesquisa científica e/ou tecnológica formulados por Jovens Doutores. Isso será feito por meio da aquisição, instalação, modernização, ampliação ou recuperação da infra-estrutura de pesquisa. Além disso, o Programa busca a fixação desses pesquisadores no Estado e a formação de novos grupos de pesquisa regionais.

Confira os projetos aprovados na Ufla:

Suzan Kelly Vilela Bertolucci (Departamento de Agricultura)

Projeto: Efeito do tipo de secagem, processamento e armazenamento no teor e composição química do Óleo Essencial de Ocimum Basilicum L. Cv.Maria Bonita

Recursos: R$ 28.487,85

Amanda Castro Oliveira (Departamento de Ciências Exatas)

Projeto: Algoritmos Quânticos - Análise e Desenvolvimento

Recursos: R$12.981,03

Daniel Carvalho de Rezende (Departamento de Administração e Economia)

Projeto: Práticas Alimentares e Alimentação fora do lar em Minas Gerais

Recursos: R$11.975,15

Mariana Esteves Mansanares (Departamento de Biologia)

Projeto: Avaliação da diversidade da família Asteraceae em campos e cerrados rupestres das serras do Complexo da Bocaina, Minas Gerais, Brasil