Revistas científicas da Ufla recebem recursos da Fapemig

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 28 Julho 2009 12:00 | Última Atualização: Terça, 28 Julho 2009 12:00

Divulgação

Dois periódicos científicos institucionais publicados pela Ufla vão receber apoio financeiro da Fapemig. As publicações “Ciência & Agrotecnologia” e ‘Cerne” terão aporte financeiro de, respectivamente, R$ 48.825,00 e R$ 21.420,00 que serão utilizados para ampliar a divulgação dos resultados das pesquisas realizadas no Estado. Das 56 propostas recebidas no edital de “Apoio à publicação de periódicos científicos institucionais”, 14 foram aprovadas pela fundação, sendo distribuídos R$532 mil em recursos.

A revista “Ciência & Agrotecnologia” obteve o segundo maior financiamento do edital. A publicação destina-se à divulgação, em português e inglês, de trabalhos técnico-científicos originais, inéditos, resultantes de pesquisas ligadas às áreas de Ciências Agrárias, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Administração de Agronegócios, Zootecnia e Medicina Veterinária e áreas afins. É considerada como um aglutinador dos mais expressivos pesquisadores nacionais e de parte da comunidade científica internacional como veículo de divulgação científica.

Lançada em 1977, com o nome “Ciência & Prática”; a revista serve como fonte de consulta e de divulgação de resultados de pesquisa para professores de instituições de ensino superior, pesquisadores estudantes de cursos de graduação e pós-graduação, extensionistas e profissionais de diversas que atuam em órgãos públicos, empresas privadas e organizações não governamentais.

De acordo com o coordenador da “Ciência & Agrotecnologia”, professor Renato Paiva, do Departamento de Biologia (DBI), com os recursos recebidos será possível manter a continuidade da publicação, ampliar a permuta entre instituições, melhorar a qualidade e manter a tiragem dos exemplares impressos. “Esse apoio representa a continuação da publicação da revista. Sem esse recurso, não há como obter a versão impressa da revista que é distribuída em todo o país”.

Além da Fapemig, a revista conta, também, com apoio financeiro do CNPq. Segundo Paiva, os recursos cobrem apenas parte dos custos de publicação, principalmente aqueles relacionados à impressão gráfica. “Grande parte dos custos com a publicação da revista, como pagamento de pessoal especializado, material de secretaria, correio, telefone, capa, editoração e distribuição são cobertos integralmente pela Universidade”.

Exemplares impressos da revista são distribuídos para centenas de instituições de ensino e pesquisa do Brasil e exterior e para consultores científicos. Os artigos publicados também estão disponíveis online, na íntegra, na página da revista (www.editora.ufla/revista/) e na página da SciELO (www.scielo.br). Exemplares impressos também podem ser adquiridos na Livraria Ufla.

CERNEA revista Cerne é um periódico de divulgação científica do Centro de Estudos em Recursos Naturais Renováveis, em parceria com o Departamento de Ciências Florestais (DCF) da Ufla. O periódico publica, trimestralmente, artigos originais de contribuição científica em ciência florestal e áreas afins, em português, inglês e espanhol.

A publicação tem como objetivo publicar e fazer circular junto às comunidades científicas florestal e ambiental, nacional e internacional, os resultados de pesquisa de alto nível e desta forma contribuir na promoção do desenvolvimento florestal brasileiro.

Página da Revista Cerne: http://www.dcf.ufla.br/cerne/