Comunicado da Coordenadoria de Saúde aos estudantes

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 30 Julho 2009 06:10 | Última Atualização: Quinta, 30 Julho 2009 06:10
O segundo semestre letivo de 2009 dos cursos de graduação da Ufla terá início no próximo dia 10 de agosto. No dia 9 (Domingo), acontecerá a recepção dos calouros. Alunos oriundos de várias regiões estarão em trânsito e, naturalmente, expostos ao contágio e transmissão de doenças respiratórias.

A preocupação atual é com a Influenza A, popularmente conhecida como Gripe Suína. Embora não exista motivo para alarmismo com relação à situação da doença no Brasil e considerando que não existem registros de casos de pessoas infectadas em Lavras, é importante a adoção de medidas preventivas que contribuirão para uma convivência saudável de toda a comunidade universitária.

Pensando nisso a Coordenadoria de Saúde da PRAEC recomenda:

1. Evitar contato direto com pessoas doentes;
  2. Evitar locais com aglomeração de pessoas ou sem ventilação;
  3. Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável;
  4. Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
  5. Evitar tocar os olhos, nariz e boca;
  6. Lavar as mãos frequentemente com sabão e água, especialmente depois de tossir ou espirrar e sempre que der as mãos a alguém;
  7. Em caso de adoecimento, procurar assistência médica e informar história de contato com doentes e roteiro de viagens recentes;
  8. Não usar medicamentos sem orientação médica.

Prof. Mozart Martins Ferreira

Pró-Reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários