Mais professores ingressam no quadro da Ufla

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 05 Agosto 2009 14:19 | Última Atualização: Quarta, 05 Agosto 2009 14:19

Pedro Farnese / Ascom Ufla

Nove professores, aprovados em concurso público de provas e títulos, tomaram posse na manhã desta quarta-feira, dia 05. Estes profissionais passam a integrar o quadro permanente da Universidade, desenvolvendo suas atividades no ensino de graduação e pós-graduação. As novas contratações são provenientes das vagas liberadas pelo Reuni (Programa do Governo Federal de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais) proposto pelo Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC).

Confira quem são os novos docentes:

JOÃO PAULO RODRIGUES ALVES DELFINO BARBOSA - Engenheiro Agrônomo pela Ufla (2002), com mestrado e doutorado em Agronomia/Fisiologia Vegetal pela mesma instituição (2005 e 2008). O doutorado foi concluído com estágio (doutorado sanduíche) no Centre d'Ecologie Fonctionnelle et Evolutive - Centre National de la Recherche Scientifique (CEFE-CNRS, Montpellier, França). As atividades de pesquisa desenvolvidas possuem como tema central o estudo dos processos físicos, químicos e biológicos que controlam as trocas de carbono e água nas plantas, em resposta a contrastes ambientais e em diferentes escalas espaço-temporais.

JOSÉ AIRTON RODRIGUES NUNES - Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (2000), mestrado em Agronomia/Estatística e Experimentação Agropecuária pela Ufla (2003) e doutorado em Agronomia/Genética e Melhoramento de Plantas (2006) pela mesma instituição.

LÉA SILVEIRA SALES - Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará, mestrado em Filosofia e Metodologia das Ciências e doutorado em Filosofia, ambos pela Universidade Federal de São Carlos, e aperfeiçoamento em estágio de doutorado pela Université Paris VII - Denis Diderot. Áreas de atuação: filosofia e epistemologia da psicologia e da psicanálise, história da filosofia.

MARIA RAQUEL ISNARD MOULIN - Possui doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP (2006) e mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (1995). Tem experiência na área de Biologia Celular de Mastócitos, atuando principalmente nos seguintes temas: Biologia Celular, Histologia Básica, Histologia Veterinária e Bem-Estar Animal.

PETER BITENCOURT FARIA - Possui graduação em Medicina Veterinária pela Ufla (2003), mestrado (2005) e doutorado (2007) pela mesma instituição. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Ciência de Alimentos, atuando principalmente nas seguintes áreas de pesquisa: qualidade de carne, composição centesimal e físico-química, perfil de ácidos graxos e colesterol e desenvolvimento muscular.

RICARDO SILVEIRA SOUSA - Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (1997), mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (2005). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Pesquisa Operacional, atuando principalmente nos seguintes temas: otimização linear, sistemas lineares e método simplex.

RITA DE CÁSSIA SUART - Possui graduação em química pela Universidade Estadual de Londrina (2005). É mestre pelo programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências - Área de Concentração Química.

TALES HEIMFARTH - Obteve, em dezembro de 2007, seu título de doutor em Ciência da Computação na Universidade de Paderborn, Alemanha. É mestre pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2002 e graduado pela mesma universidade em 2000. Atualmente trabalha em um projeto na UFRGS que visa a pesquisa de uma metodologia de desenvolvimento de sistemas computacionais à luz da transição do silício para novas tecnologias. Além disso, pesquisa nas áreas de software básico e protocolos auto-organizáveis para rede de sensores, sendo autor de vários artigos sobre os temas em conferências internacionais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Arquitetura de Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: rede de sensores, computação inspirada em sistemas biológicos, computação autonômica e sistemas operacionais embarcados.

VÂNIA HELENA TECHIO - Possui graduação em Ciências Habilitação Em Biologia pela Fundação Educacional do Alto Uruguai Catarinense (1988), mestrado em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) pela Universidade Federal de Lavras (1998) e doutorado em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) pela Universidade Federal de Lavras (2002). As linhas de pesquisa são citogenética e mutagenicidade. Avaliadora institucional e de cursos de graduação em Ciências Biológicas do MEC/SINAES/INEP.