Mais infra-estrutura para início do 2º semestre letivo

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 07 Agosto 2009 10:24 | Última Atualização: Sexta, 07 Agosto 2009 10:24

Helder Tobias / Ascom Ufla

Ao darem início às atividades acadêmicas neste segundo semestre letivo de 2009, os estudantes da Ufla vão se deparar com muitas novidades. O campus Universitário, já há algum tempo, se transformou em um verdadeiro canteiro de obras, com a construção de novas edificações e reforma de diversos setores para dar suporte à expansão das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Novos espaços já estão preparados para abrigar toda a comunidade acadêmica. Outros locais estão em fase final de obras.

Diante dessa realidade, as Pró-Reitorias de Graduação (PRG) e de Planejamento e Gestão (Proplag) solicitam à compreensão de todos em virtude dos transtornos que algumas obras podem causar na rotina da Universidade. Todos os esforços estão sendo empreendidos para que a infra-estrutura da Ufla esteja adequada, em tempo recorde, de forma a assegurar a todos os alunos, a qualidade e eficiência de seus trabalhos acadêmicos.

Confira abaixo a carta das Pró-Reitorias de Graduação (PRG) e de Planejamento e Gestão (Proplag) para toda a Comunidade Ufla.

Prezados integrantes da comunidade acadêmica da UFLA

Na próxima segunda, 10/08, iniciaremos um novo período letivo nos depararemos com algumas novidades importantes no contexto da reestruração e expansão da UFLA. Para dar suporte à expansão, várias obras estão sendo feitas, como a construção de salas de aula, anfiteatros, reformas de laboratórios, restaurante universitário, dentre outras. O mês de julho foi marcado pelo grande esforço da PROPLAG/Prefeitura do Campus para que terminássemos algumas obras em tempo de utilização no início das aulas. Diante disso, vimos fazer algumas considerações e esclarecimentos e contamos com a compreensão de todos por alguns dias.

Está pronto para a utilização o pavilhão 4 de aulas (aquele que tem sido chamado de nave). Ele se localiza atrás do pavilhão 3 e tem em sua estrutura três anfiteatros e dois laboratórios de microscopia. Todos os anfiteatros são equipados com lousa digital e também quadro negro comum. Terão, ainda, data show fixo no local e computador para operação. Apesar das lousas digitais já estarem instaladas, elas só poderão ser utilizadas após o treinamento que será dado pelo Núcleo de Apoio Didático Pedagógico (NADP), dentro de poucas semanas. A instalação do data-show e do computador também ainda não ocorreu. Aqueles que necessitarem desses equipamentos, devem se dirigir ao NADP para apanhá-los, só para o momento da aula.

Foram também construídas quatro salas de aula e um laboratório, embaixo do novo Restaurante Universitário,. Os novos locais foram denominados RU1, RU2, RU3, RU4 e RU5 (laboratório). A RU1 é a maior sala e também a mais ventilada, pois tem janelas dispostas na lateral. Entretanto, as demais têm janelas somente ao fundo e, apesar do conforto já existente, temos ainda que instalar os ventiladores e, também, os dispositivos para melhorar a acústica, pois existe um problema de reverberação. Estes equipamentos devem ser instalados na primeira ou segunda semana de aulas. Pedimos, portanto, paciência aos que forem utilizar as referidas salas.

Outra obra que está sendo realizada é a duplicação do pavilhão de aulas 1. Em julho,a obra foi iniciada visando concluir a parte que envolvia trabalho na estrutura do primeiro pavimento. Agora os trabalhos serão concentrados no pavimento superior. Telas de segurança foram instaladas para que a obra possa ocorrer simultaneamente com as aulas. Eventuais transtornos, principalmente em relação a algum barulho, podem ocorrer. Entendemos que não é a situação ideal, mas é necessário que a obra ocorra para que não tenhamos problemas de falta de salas de aula para o próximo semestre. Então, pedimos tolerância aos utilizadores e o entendimento de que estamos trabalhando para a melhoria da estrutura. No decorrer dos primeiros dias de aula, algumas atividades serão transferidas para outros locais, fato que será previamente comunicado aos interessados.

Portanto, caros integrantes da comunidade acadêmica da Ufla, pedimos a compreensão de vocês e entendemos que estamos numa nova era de crescimento e os pontos positivos desse contexto superam, em muito, os eventuais transtornos.

Atenciosamente,

Pró-Reitoria de Gaduação - PRG