Ufla orienta para prevenção da nova gripe

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 12 Agosto 2009 07:19 | Última Atualização: Quarta, 12 Agosto 2009 07:19

Desde o dia 10 de agosto, as atividades do 2º semestre letivo de 2009 se iniciaram na Ufla. No entanto, estudantes oriundos de várias regiões do país estão em trânsito e, naturalmente, expostos ao contágio e transmissão de várias doenças respiratórias.

“A preocupação atual é com o vírus H1N1 (influenza A), popularmente conhecido como ‘Gripe Suína’. Considerando que não existem registros de casos de pessoas infectadas em Lavras, é importante que sejam adotadas algumas importantes medidas  preventivas que contribuirão para uma convivência saudável de toda a comunidade universitária”, alertou o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, professor Mozart Martins Ferreira.

NOVA GRIPE - A Influenza A (H1N1) é uma doença respiratória aguda e a transmissão ocorre de pessoa a pessoa, principalmente por meio de tosse, espirro ou contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.

Saiba como se prevenir:

Arte: Ministério da Saúde

1. Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar.
  2. Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço descartável.
  3. Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.
  4. Pessoas com qualquer gripe devem evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas.
  5. Não usar medicamentos sem orientação médica. A automedicação pode ser prejudicial à saúde.
  6. Procure o seu médico ou a unidade de saúde mais próxima em caso de gripe para diagnóstico e tratamento adequados.

Obs.: Se você estiver com febre acima de 38ºC, tosse, acompanhada ou não de dor de garganta, procure o seu médico ou a unidade de saúde mais próxima.

GRUPOS DE RISCO - Os estudantes da Ufla que se enquadram no grupo de risco determinado pelo Ministério da Saúde devem ficar atentos. A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) orienta que, durante o período de 10 a 21 de agosto, essas pessoas não compareçam às aulas. Para que não haja prejuízo das atividades, todos poderão requerer Recuperação de Aulas e Trabalhos Escolares.

Será necessário preencher o requerimento e enviar para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo fax (35) 3829 1113 ou, ainda, solicitar preenchimento pelos telefones (35) 3829 1113, (35) 3829 1134 e (35) 3829 1098. As atividades de reposição da carga horária serão definidas pelos professores.

Serão aceitos e deferidos requerimentos corretamente preenchidos e que sejam comprovados com atestado médico declarando seu enquadramento num dos grupos de risco. Os requerimentos ficarão pendentes, na PRG, até que o requerente ou seu representante apresente o atestado médico original.

O preenchimento do requerimento deve ser feito no prazo de até cinco dias contados a partir da data início do afastamento.

Segundo o Ministério da Saúde, são Grupos de Risco:

1. Idosos
  2. Gestantes
  3. Pessoas que têm principalmente doenças crônicas, como hipertensão e diabetes
  4. Pessoas que têm doenças pulmonares crônicas, bronquite, enfisema, asma
  5. Pessoas que se tratam de doenças que reduzem a imunidade do organismo como câncer
  6. Pessoas fazendo quimioterapia
  7. Pessoas que fizeram transplante de órgãos e estão tomando medicamentos para evitar a rejeição

Com informações do Ministério da Saúde