Solenidade marca a abertura do V Simpósio de Ovinocultura

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 20 Agosto 2009 11:30 | Última Atualização: Quinta, 20 Agosto 2009 11:30

Realizou-se, hoje, às 9h, a abertura do V Simpósio Mineiro de Ovinocultura, uma realização do GAO (Grupo de Apoio à Ovinocultura)/Ufla.

Com o tema “Sustentabilidade e Perspectiva”, o evento é apoiado pelo Departamento de Zootecnia, pela Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos de MG, pela Farmpoint, pela revista “O Berro” e é patrocinado pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA; pela Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Minas Gerais – Fapemig, pela Tela Campestre Belgo Bekaert e pela Arenales Fauna & Flora.

A mesa que dirigiu os trabalhos foi composta pelo Reitor em exercício, prof. Elias Tadeu Fialho, pelo Chefe do Departamento de Zootecnia, prof. Eduardo Pinto Filgueiras, pelo orientador do GAO, prof. Juan Ramon Olalquiaga Perez, pela representante da Fapemig no evento, profa. Iara Alvarenga Mesquita Pereira e pelo coordenador do GAO, o acadêmico Silas Pinto Greca.

PRONUNCIAMENTOSO prof. Eduardo ressaltou o apoio recebido da Ufla para a realização do evento, parabenizou o prof. Juan pelas realizações do grupo, “o que tem levado não só o nome do Departamento da Zootecnia como o da Ufla aos mais diversos locais” e agradeceu aos congressistas pela participação no Simpósio, desejando-lhes que possam trocar e ampliar conhecimentos.

Já o prof. Fialho agradeceu aos prelecionistas convidados e aos estudantes que fazem parte do GAO pela realização do Simpósio. De acordo com ele, o evento, além de difundir a produção científica, promoverá uma maior integração entre os estudantes e professores da Ufla com os de outras universidades, assim como profissionais de diferentes empresas, o que contribui para a divulgação de tecnologias recentes na área de ovinos.

Ele também fez alguns comentários acerca da ovinocultura, ressaltando que o rebanho no país é estimado em 16 a 20 milhões de ovinos e que de 70 a 80% da carne atualmente consumida no Brasil é importada do Uruguai e da Nova Zelândia.

No entanto, continuou Fialho, o setor vem crescendo e se modernizando no território nacional. Exemplos deste desenvolvimento são a intensificação das pesquisas voltadas para a produção de animais e o beneficiamento de seus produtos, além do crescimento do nível de organização dos produtores e do uso de novas tecnologias na área.