Começa a maratona do VI Congresso de Biodiesel

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 24 Agosto 2009 14:18 | Última Atualização: Segunda, 24 Agosto 2009 14:18

Teve início na manhã desta segunda feira, dia 24, o VI Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos e Gorduras e Biodiesel. O evento, que está sendo realizado em Montes Claros até do dia 28, é uma das referências nacionais na reunião de pesquisadores e discussão das novas tecnologias e dos rumos das pesquisas envolvendo a produção do biodiesel.

De acordo com o coordenador do evento, professor Pedro Castro Neto, a escolha da cidade de Montes Claros para sediar o congresso atende o objetivo de estimular a produção de matéria-prima para produção de biodiesel na região, criando alternativas para a geração de emprego e renda. O governo de Minas pretende fazer dessa área a referência do estado na produção do biodiesel, aproveitando a iniciativa da Petrobras que já instalou uma usina de produção do óleo em Montes Claros.

O evento é foco de grande repercussão no país, em função dos seus temas atuais e de extrema importância que são abordados por profissionais renomados. Além de palestras e seminários, o congresso conta, também, com exposições de máquinas, produtos e serviços, com a demonstração de novas tecnologias relacionadas à produção agrícola de oleaginosas, extração de óleos vegetais, gorduras e produção e avaliação do óleo. “O congresso apresenta, de forma pioneira, as tecnologias de extração de óleo e de produção de biodiesel. O componente mais caro para a produção de biodiesel está na produção de matéria-prima, e esse é um dos focos das pesquisas desenvolvidas na Ufla e que discutimos amplamente, com a participação de pesquisadores pertencentes às principais instituições brasileiras geradoras de tecnologia”, explica o professor Antônio Carlos Fraga.

Os números falam por si e demonstram a potência do congresso que, a cada ano, vem conquistando espaço na sua área de atuação. Estiveram reunidos nos cinco eventos, realizados de 2004 a 2008, cerca de três mil profissionais que discutiram mais de mil trabalhos científicos, das principais universidades, centros de pesquisa, laboratórios técnicos e empresas privadas geradoras de ciência e tecnologia no Brasil e do exterior.