E-mails da Ufla passam por modificações a partir deste mês

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 11 Outubro 2011 21:35 | Última Atualização: Segunda, 07 Setembro 2009 10:48

Os e-mails de todos os professores, funcionários e estudantes da Ufla vão passar, a partir do dia 08 de setembro, por uma série de modificações. O novo formato será possível graças à implantação de um aplicativo, o Zimbra, que oferece recursos de mensagens instantâneas, listas de endereços, serviço de agenda, listas de tarefas, que são confiáveis e de alto desempenho.

As mudanças estão sendo implementadas pelo Centro de Informática (CIN) que está orientando todos os usuários sobre a nova ferramenta de web. Além das mudanças operacionais, será inserida nos correios eletrônicos a unidade administrativa em que o servidor está lotado. Isso significa que os e-mails que hoje são escritos como @ufla.br serão migrados para @.ufla.br.

Confira abaixo a correspondência encaminhada pelo CIN a todos os servidores da Ufla contendo todos os esclarecimentos sobre as mudanças.

Prezados Usuários de e-mail,

Procurando melhorar o atendimento e disponibilizar para nossos usuários recursos que atendam a seus anseios e necessidades de maneira mais eficiente, a partir do dia 08/09/2009, estaremos disponibilizando um novo sistema de webmail, o ZIMBRA. E o que é o ZIMBRA?

O Pacote de colaboração ZIMBRA é um aplicativo completo de e-mail e colaboração que oferece recursos de mensagens instantâneas, listas de endereços, serviço de agenda, listas de tarefas, que são confiáveis e de alto desempenho. Sua configuração é simples e fácil, o que tem cativado todos os níveis de usuários: dos experts aos iniciantes.

Um dos pontos altos desta ferramenta, é que ela permite que os usuários compartilhem itens de sua conta entre si. Desta forma um usuário, pode compartilhar com outro usuário, um documento, a sua lista de tarefas ou até mesmo seu calendário e caixa de emails.

Juntamente com a troca de sistema de webmail, todo o sistema de e-mails está sendo reestruturado buscando a integração do serviço com o banco de dados institucional e uma maior identificação do usuário e a unidade administrativa em que está lotado.

Todos os e-mails que hoje têm a grafia @ufla.br serão migrados para @.ufla.br onde temos:

é o login atual;

é a extensão que representa o setor de vínculo do usuário com a UFLA.

No caso específico do CTSM/EPAMIG, devido ao acordo firmado entre a UFLA e a EPAMIG, a universidade já disponibiliza há algum tempo o domínio epamig.ufla.br, portanto, os funcionários dessa instituição que ainda utilizam o domínio ufla.br serão migrados para epamig.ufla.br.

Informamos, ainda, que os e-mails enviados, a partir da mudança, para os e-mails antigos serão redirecionados automaticamente para o novo domínio até que todos se adaptem a esse novo cenário. Dessa forma, todos os usuários que possuam e-mails @ufla.br divulgados em revistas, artigos, páginas, listas de contatos ou qualquer outro tipo de veículo não precisam se preocupar pois o redirecionamento acontecerá de forma transparente para o usuário.

Já os e-mails recebidos até a data da mudança (08/09/2009) e os contatos existentes no sistema antigo serão preservados e estarão disponíveis para acesso no endereço http://rumba.ufla.br até que todos consigam ler suas mensagens e migrar seus contatos.

Usuários que não utilizam o serviço de webmail, ou seja, que não leem seus e-mails através da página da UFLA não serão afetados pela mudança. Dessa maneira, os usuários de clientes de e-mail como Outlook Express, Thunderbird, Eudora ou qualquer outro cliente de e-mail não precisarão alterar seus servidores de envio ou recebimento, apenas recomendamos que alterem as configurações do remetente da mensagem para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Por exemplo, um usuário do Centro de Informática da UFLA deverá ter o remetente alterado para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Por fim, informamos que estamos nos esforçando para que a mudança traga o mínimo de transtorno possível. Todos os funcionários e monitores de redes do CIN-UFLA estão sendo treinados para dar suporte ao novo sistema de e-mail. Está sendo preparado também um treinamento para todas as secretárias dos setores e departamentos da Universidade que terá início previsto para o dia 02/09/2009. As secretarias interessadas no treinamento deverão entrar em contato com Clayton no e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para montagem das turmas. Caso haja dificuldades ou necessidade de mais informações favor entrar em contato com o CIN-UFLA no telefone 3829-1125.

Centro de Informática da UFLA - Set/2009