365 pessoas participam de Simpósio na área de Fitopatologia

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 15 Setembro 2009 13:45 | Última Atualização: Terça, 15 Setembro 2009 13:45

Juliano Tavares / Ascom Ufla

Ocorreu, hoje de manhã, a abertura do IX Simpósio de Manejo de Doenças de Plantas, sob organização do Nefit (Núcleo de Estudos em Fitopatologia) da Ufla. Com o tema “Manejo Fitossanitário de Cultivos Agroenergéticos – cana-de-açúcar, oleaginosas e eucalipto”, o evento bateu o recorde em número de inscrições: 365.

A mesa que dirigiu os trabalhos foi composta pelo Reitor em exercício, prof. Elias Tadeu Fialho, pelo pró-Reitor de Pós-Graduação, prof. Mozar José de Brito, pelo coordenador-geral do evento, prof. Mário Lúcio Vilela Resende, pela coordenadora do Núcleo de Estudos em Fitopatologia, Ana Beatriz Zacaroni, pelo chefe do Departamento de Fitopatologia, prof. Ricardo Magela de Souza e pela coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Fitopatologia, profa. Antônia dos Reis Figueira.

O prof. Mário Lúcio comentou, entre outras questões, o fato de alguns dos palestrantes da atual edição do simpósio terem sido fundadores do Nefit e hoje já estarem seguindo carreira em outras instituições, inclusive dividindo seus conhecimentos neste momento.

Já o prof. Ricardo ressaltou o acerto do grupo na escolha do tema do evento, “sem dúvida, o Brasil é um expoente em bioenergéticos. O país tem tudo para tornar-se uma grande potência energética nos próximos anos”.

Por fim, o Reitor em exercício, prof. Fialho afirmou que, além de difundir a produção científica, o Simpósio possibilitará a discussão de assuntos importantes no contexto da fitossanidade e incentivará a integração entre os estudantes e professores da Ufla com os de outras universidades e instituições de pesquisa.

Todos eles desejaram que o evento atenda às expectativas dos congressistas, agradeceram aos palestrantes e às instituições que permitiram a vinda deles e ainda às instituições que apóiam o evento: Capes, Fapemig e CNPq, além da iniciativa privada.