Pioneirismo e responsabilidade ambiental no estudo da madeira

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 17 Setembro 2009 15:39 | Última Atualização: Quinta, 17 Setembro 2009 15:39
Um grupo de professores decidiu se reunir e juntar esforços para intensificar e aprimorar ainda mais os estudos referentes a madeiras. O foco dessa iniciativa foi o de estudar essa matéria – prima e seus diferentes processos de utilização. Foi a partir de 2006 que esses objetivos tomaram forma, com a criação do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia da Madeira. Tal iniciativa tornou-se pioneira no Brasil na abordagem específica de temas relacionados à madeira e seus subprodutos, seus usos, inovação tecnológica e desenvolvimento de processos e produtos.

O programa treina profissionais em nível de excelência, capacitando-os a enfrentar desafios demandados pela sociedade contemporânea nas atividades de docência e pesquisa e desenvolvimento no campo da Ciência e Tecnologia da Madeira. Aspectos inerentes à madeira e à sua utilização, como seu baixo impacto ambiental, sua boa adequação como material de aplicação em construções, móveis, energia e tantos outros são ressaltados no Programa. Os mestres e doutores formados possuem a capacidade de dominar as técnicas de investigação na área, produzindo um resultado relevante para propor a utilização das madeiras em bases sustentadas.

São duas linhas de pesquisa oferecidas: Madeira como Matéria-Prima e Processamento e Utilização da Madeira. Na primeira, são abordadas as madeiras de florestas plantadas e de vegetação nativa, além dos produtos florestais não-lenhosos. Já na segunda, são discutidos o desdobro e secagem da madeira, usinagem e painéis do produto, energia da biomassa florestal e resíduos ligno-celulósicos da agroindústria.

De acordo com o coordenador do programa, prof. Paulo Fernando Trugilho, os estudantes executam diversas atividades relacionadas ao estudo da madeira e de seus subprodutos, avaliação de formas mais adequadas de utilização, aspectos relacionados à inovação tecnológica e ao desenvolvimento de processos e produtos dentro de bases sustentáveis, no qual os fatores social, ambiental e econômico são devidamente considerados. “Procuramos promover atividades que contribuam para posicionar o pós-graduando em sintonia com os grandes temas da atualidade. Organizamos cursos, palestras, seminários, simpósios e debates, em que a participação dos estudantes é sempre muito ativa. O programa também estimula e apóia a participação dos estudantes em eventos técnico-científicos extra-campus.”

Estrutura e projetos

Para o atendimento das atividades de pesquisa dos estudantes, o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia da Madeira conta com laboratórios que atendem às áreas de Anatomia, Química, Propriedades Físicas, Propriedades Mecânicas, Energia da Biomassa Florestal, Usinagem, Laboratório de Bio-Materiais, Unidade Experimental de Secagem e Desdobro, Unidade Experimental de Painéis e Unidade Experimental de Carbonização. Uma grande e completa infraestrutura que dá suporte ao desenvolvimento de 47 projetos de pesquisa tecnológica que são financiados por órgãos de fomento nacionais (CNPq, Finep, Capes), estaduais (Fapemig), empresas privadas (Vallourec & Mannesmann, ArcelorMittal, Cenibra, Saint Gobain, dentre outras), além daqueles com uso de recursos próprios da Ufla.

O professor Paulo Fernando Trugilho explica que as teses e dissertações defendidas e em preparação no Programa têm contribuído com respostas para as principais questões formuladas por diferentes camadas sociais, como o setor produtivo, a academia e organizações diversas. “Pesquisas têm sido feitas sobre madeiras e produtos de madeiras originadas de plantações e de florestas nativas de várias regiões brasileiras, o que confere abrangência nacional ao programa, com vistas à capacitação e ao alcance da autonomia tecnológica e ao desenvolvimento industrial do país”.

Planos futuros

A meta dos professores e estudantes que integram o programa é se tornar referência nacional e internacional na área da Ciência e Tecnologia da Madeira. “Queremos apresentar de forma transparente as vantagens de se utilizar a madeira, esse nobre e importante material, estreitamente ligado à humanidade desde os seus primórdios, além de seus produtos, e estabelecer ações concretas para difundir conhecimento embasado na inovação tecnológica e no desenvolvimento de processos e produtos dentro de bases sustentáveis, o que proporcionará um ganho considerável para a qualidade de vida da população brasileira e mundial”, enfatiza o professor Paulo.

Pretende-se, ainda, reforçar as pesquisas da madeira e de seus subprodutos como fontes de matérias-prima para atender a diferentes demandas da nossa sociedade, contribuir com a idéia do uso múltiplo da floresta, intensificar ações que visem à utilização de resíduos lignocelulósicos, contribuindo para a redução de seus efeitos negativos ambientais. Além disso, pretende propor soluções e alternativas de uso da energia renovável, reduzindo as emissões dos gases de efeito estufa, mostrando, dessa forma, a importância do recurso florestal para o bem estar da sociedade e sua contribuição de forma positiva com a questão do aquecimento global.

Inscrições para os Programas de Pós-Graduação:

Período: 17 de agosto a 30 de setembro

Outras informações no site www.prpg.ufla.br