Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Capes investe na pós-graduação da Ufla

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 22 Setembro 2009 14:43 | Última Atualização: Terça, 22 Setembro 2009 14:43

A Ufla receberá apoio de R$249.800,00 para renovação de laboratórios de pesquisa e ensino de pós-graduação. Esses recursos foram obtidos pela Pró-Reitoria de Pós-graduação, que encaminhou projeto ao Edital Pró-Equipamentos 2009, da Capes. 

O montante recebido será aplicado na aquisição de equipamentos de pequeno e médio porte para pesquisa científica e tecnológica nos programas de pós-graduação em todas as áreas do conhecimento.

Segundo o Pró-Reitor de Pós-Graduação, prof. Mozar José de Brito, “os equipamentos, de uso coletivo, contribuirão de forma significativa para a melhoria da infra-estrutura de pesquisa e ensino de pós-graduação”.

Pós-doutorado

Os programas de pós-graduação também estarão recebendo 12 bolsas de pós-doutorado, obtidas por meio do edital do PNPD (Programa Nacional de Pós-Graduação). Estes recursos beneficiarão jovens doutores recém titulados pela Ufla e outras instituições. Veja abaixo a lista dos projetos agraciados pela Capes:




AGRONOMIA (FITOTECNIA)

 

Projeto: A BIOTECNOLOGIA APLICADA AO AGRONEGÓCIO DE CANDEIA (EREMANTHUS ERYTHROPAPPUS (DC.) MACLEISH): NA MICROPROPAGAÇÃO DE PLANTAS ELITES, ESTUDO DA SÍNTESE DE BISABOLOL IN VITRO E FITOTOXICIDADE DO ÓLEO EM PLÂNTULA E NEMATÓIDE.

Proponente: JOSÉ EDUARDO BRASIL PEREIRA PINTO 1 bolsa

 

CIÊNCIA DO SOLO

 

Projeto: ESTUDO DE RESÍDUOS, QUALIDADE DE FERTILIZANTES E RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS: UMA PROPOSTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DO SOLO DA UFLA VISANDO O DESENVOLVIMENTO DE INDICADORES DE QUALIDADE EM ECOSSISTEMAS AGRÍCOLAS.

Proponente: CARLOS ALBERTO SILVA 1 bolsa

 

GENÉTICA E MELHORAMENTO DE PLANTAS

 

Projeto: IDENTIFICAÇÃO DE FONTES DE RESISTÊNCIA NOS GERMOPLASMAS DOS PROGRAMAS DE MELHORAMENTO DO FEIJOEIRO E DA BATATA DA UFLA VISANDO À PREVENÇÃO DE DOENÇAS E A SUSTENTABILIDADE DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO.

Proponente: JOÃO CÂNDIDO DE SOUZA 2 bolsas

 

AGRONOMIA (FISIOLOGIA VEGETAL)

 

Projeto: CRIOPRESERVAÇÃO DE ESPÉCIES MICROPROPAGADAS NATIVAS DO CERRADO

Proponente: RENATO PAIVA 1 bolsa

 

ENGENHARIA AGRÍCOLA

 

Projeto: DESENVOLVIMENTO DE EMISSORES DE BAIXO IMPACTO EROSIVO PARA SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO TIPO PIVÔ CENTRAL.

Proponente: FLÁVIO MEIRA BORÉM 1 bolsa

 

AGRONOMIA (FITOPATOLOGIA)

 

Projeto: ESTABELECIMENTO DE MÉTODOS DIAGNÓSTICOS DE MAIOR PRECISÃO E PADRÕES SANITÁRIOS DE SEMENTES PARA PATÓGENOS DE RISCO E PRODUÇÃO DE MICOTOXINAS EM GRÃOS ARMAZENADOS EM APOIO AOS PROGRAMAS DE CONTROLE DE QUALIDADE E DEFESA FITOSSANITÁRIA NO BRASIL.

Proponente: JOSÉ DA CRUZ MACHADO 1 bolsa

 

MICROBIOLOGIA AGRÍCOLA

 

Projeto: FERRAMENTAS BIOQUÍMICAS E MOLECULARES APLICADAS À IDENTIFICAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO E DIAGNÓSTICO DE MICRORGANISMOS DE IMPORTÂNCIA NA AGRICULTURA E AGROINDÚSTRIA.

Proponente: EUSTÁQUIO SOUZA DIAS 2 bolsas

 

BIOTECNOLOGIA VEGETAL



Projeto:
OBTENÇÃO DE CULTIVARES DE EUCALIPTOTOLERANTES À HERBICIDA E RESISTENTES AO ESTRESSE HÍDRICO, MEDIANTE O USO DASTÉCNICAS DE ENGENHARIA GENÉTICA.

Proponente: LUCIANO VILELA PAIVA 1 bolsa

ZOOTECNIA

Projeto: BIOTECNOLOGIA APLICADA A PESQUISA ANIMAL

Proponente: PRISCILA VIEIRA ROSA LOGATO 2 bolsas

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.