Ufla se destaca em resultado <br />de edital da Fapemig

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 30 Setembro 2009 14:49 | Última Atualização: Quarta, 30 Setembro 2009 14:49

A Ufla teve oito propostas aprovadas no edital “Apoio ao Desenvolvimento de Pesquisas e a Estruturação do Biota Minas”, da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig).

Ao todo, 20 propostas de pesquisa foram aprovadas e juntas receberão R$ 1,5 milhão em recursos, sendo que o edital recebeu 71 propostas.

O objetivo é financiar atividades de pesquisa que visem a promoção do desenvolvimento científico, tecnológico ou de inovação sobre a biodiversidade em Minas Gerais, consolidando a implantação do Programa Biota Minas. O programa é coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes-MG), com parceria da Fundação Biodiversitas e financiamento da Fapemig e prevê o mapeamento da fauna e flora mineira.

Biodiversidade aquática, de mamíferos, peixes, répteis, anfíbios e vegetais de diversas regiões mineiras foram alguns dos temas dos projetos aprovados. Conheça os projetos da Ufla que foram aprovados:

Título: Coleção de fungos de interesse na agroindústria e bioprospecção

Coordenador: Ludwig Heinrich Pfenning

Valor: R$ 62.106,83

Título: Biodiversidade de grupos de insetos (insecta) na Mata do Baú, Barroso, MG

Coordenador: Brígida de Souza

Valor: R$ 97.316,10

Título: Inventário de espécies vegetais em uma floresta estacional semidecidual montana, situada na Chapada das Perdizes, em Minduri, Minas Gerais

Coordenador: Rubens Manoel dos Santos

Valor:    R$ 39.998,21

Título: Adequação, modernização e consolidação da coleção de zoologia do Depto de Biologia da Ufla

Coordenador: Renato Gregorin

Valor:      R$ 39.847,50

Título: Inventariamento dos invertebrados límnicos em áreas prioritárias do estado de Minas Gerais.

Coordenador: Alessandra Angélica de Pádua Bueno

Valor:   R$ 19.068,00

Título: Diversidade microbiana associada a frutos e solo do cerrado brasileiro

Coordenador: Rosane Freitas Schwan

Valor:   R$ 101.054,44

Título: Diversidade da biota subterrânea da região de Cordisburgo (Circuito das Grutas): explorando uma das áreas de maior relevância bioespeleológica do estado de Minas Gerais.

Coordenador: Rodrigo Lopes Ferreira

Valor: R$ 21.408,70

Título: Inventário de pequenos mamíferos, peixes e besouros em uma região de elevada prioridade para conservação no Sul de Minas Gerais

Coordenador: Marcelo Passamani