IPC da Ufla registra a quarta queda em setembro

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 01 Outubro 2009 06:33 | Última Atualização: Quinta, 01 Outubro 2009 06:33
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) calculado pelo Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras (DAE/UFLA) registrou pela quarta vez no ano, queda, na média geral, dos preços pesquisados, ou seja, “deflação”. Explica o prof. Ricardo Reis, coordenador da pesquisa, que “deflação é o inverso da inflação, não implicando que os preços de todos os produtos e serviços que compõem o índice tenham caído. Na deflação, o que cai é a média dos preços pesquisados, conforme sua ponderação (cada preço tem um peso no IPC).

Em setembro, a deflação foi de 0,05 e no acumulado do ano, o IPC da UFLA está em 2,31%; no mesmo período em 2008 (janeiro a setembro), o índice já tinha atingido 5,78%.

Em setembro, a queda da inflação ficou localizada nos alimentos in natura e nos semi-elaborados, cujos preços caíram, em média, 0,48% e 0,28%, respectivamente. A pesquisa também identificou que o grupo vestuário contribuiu com a deflação do mês, com queda média de preços de 1,58%, bem como os setores de bebidas e de material de limpeza, que ficaram, respectivamente, mais baratos, 0,46% e 0,76%.

Entre os alimentos in natura, as maiores baixas para o consumidor foram as da batata (-3,95%), da couve-flor (-3,87%), da cenoura (-4,99%), do quiabo (-4,74%) e dos ovos, cuja queda foi de 3,92%. No grupo dos produtos semi-elaborados, as carnes ficaram mais baratas em setembro, principalmente a de frango (-1,81%) e o feijão, com baixa de 3,75%. Em sentido contrário, os alimentos industrializados aumentaram 0,97%, puxado principalmente pela alta do preço do açúcar, que ficou mais caro 9,03%. E esse resultado influenciou, no geral, o grupo alimentos, que teve uma variação média de preços de 0,26% no mês.

E o custo da cesta básica de alimentos para uma família de quatro pessoas teve uma ligeira alta em setembro de 0,05%, influenciada pelo preço do açúcar. Em setembro, seu valor foi de R$348,75, contra uma despesa de R$348,55 em agosto. No ano, a cesta de alimentos acumula uma queda de 6,19%.

Os demais grupos pesquisados pelo DAE/UFLA tiveram as seguintes variações de preços em setembro: higiene pessoal (0,63%), despesas com transporte (1,01%), educação e saúde (0,06%) e bens de consumo duráveis (eletrodomésticos, eletroeletrônicos, móveis e informática), com alta de 0,47% no mês.

As demais categorias que compõem o IPC da UFLA se mantiveram, em média, com os preços estáveis em setembro: serviços gerais (água, luz, telefone e gás de cozinha), moradia e gastos com lazer.