Ufla aprova projeto no valor de R$ 3,7 milhões

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 06 Outubro 2009 15:49 | Última Atualização: Terça, 06 Outubro 2009 15:49
Um projeto aprovado no Ministério da Ciência e Tecnologia vai garantir e estruturação da Estação Experimental da Ufla, na Fazenda Muquém, e a implantação do programa de Gerenciamento de Resíduos. Os recursos, no valor de R$3.744.050,00, foram captados por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, em proposta encaminhada ao Programa de Infraestrutura (Proinfra) do Fundo Nacional de Ciência e Tecnologia (Finep), garantido a aquisição de equipamentos de grande porte e custo elevado, implementos agrícolas e obras para dar suporte à expansão que a Universidade vem implementando nos últimos anos.

Com o crescimento da pesquisa e ensino na Ufla e com a construção de novas avenidas e prédios, a área para condução de experimentos no campus foi reduzida. Dessa forma, a estruturação da Fazenda Muquém, refletirá em benfeitorias e equipamentos agrícolas que darão suporte ao desenvolvimento de atividades de pesquisa de vários departamentos da Universidade, com o fortalecimento dos programas de pós-graduação.

De acordo com a pró-reitora de Pesquisa, profa. Édila Vilela de Resende Von Pinho, a aprovação destes recursos possibilitará, também, o gerenciamento de resíduos, que vai capacitar a Ufla com infra-estrutura física e equipamentos necessários para o desenvolvimento de ações preventivas de minimização e adequação do destino final dos resíduos. “Pretendemos, com esse programa, adequar o destino de resíduos químicos, de carcaças e outros resíduos de origem animal, provenientes de pesquisas e da rotina de diagnóstico, respeitando as normas estipuladas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)”, explica.

A pró-Reitora destaca, ainda, a importante participação de docentes de vários departamentos da Ufla na elaboração desse projeto. “Essa parceria contribuiu para o êxito da nossa empreitada junto a Finep, que representou o maior valor de recurso disponibilizado pelo Proinfa, desde seu início em 2001”.