Professora da Ufla é “Veterinária Destaque” de Minas Gerais

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 19 Outubro 2009 14:38 | Última Atualização: Segunda, 19 Outubro 2009 14:38

Divulgação

A profa. Ruthnéa Aparecida Lázaro Muzzi, do Departamento de Medicina Veterinária da Ufla, recebeu a homenagem de “Veterinária Destaque” do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais.

A honraria foi entregue durante uma solenidade comemorativa dos 40 anos do Conselho, momento em que 20 veterinários do Estado foram agraciados com o prêmio destaque de 2009.

A homenagem à professora se deu pelos serviços prestados pela médica veterinária e pesquisadora na clínica de pequenos animais, com ênfase em cardiologia, eletrocardiografia e principalmente ecocardiografia. Ruthnéa fez Mestrado e Doutorado no Brasil e especialização em ecocardiografia na University of Minnesota nos EUA.

Reconhecimento do município

A Câmara Municipal de Lavras, por solicitação do vereador Marcos Cherem, enviou um ofício ao Departamento de Medicina Veterinária parabenizando a profa. Ruthnéa pela escolha do seu nome entre os 20 Veterinários Destaque. O ofício ressalta que é mais um reconhecimento ao “excelente nível do corpo docente da Ufla”.

Método de diagnóstico recente

A ecocardiografia é uma técnica de utilização do ultrassom em cardiologia, que vem sendo utilizada na medicina veterinária nos últimos anos. A avaliação anátomo-funcional do coração com grande sensibilidade e especificidade, aliada ao seu caráter inócuo e não-invasivo, conferem à ecodopplercardiografia posição de destaque, garantindo ainda a obtenção de dados de forma rápida e precisa de grande parte das afecções cardíacas, sendo um importante instrumento propedêutico de apoio ao processo de decisão clínica. Assim, permite o diagnóstico de várias patologias entre elas alterações congênitas, cardiomiopatias, desordens vasculares, lesões vegetativas e doença pericárdica,entre outras.