Ciência, pesquisa e tecnologia movimentam semana na Ufla

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 20 Outubro 2009 07:14 | Última Atualização: Terça, 20 Outubro 2009 07:14

Pedro Farnese

Estudantes, professores, coordenadores de curso e pesquisadores participaram, na tarde desta segunda-feira, dia 19, no Salão de Convenções, da solenidade de abertura de dois eventos que pretende movimentar toda a comunidade acadêmica e a cidade de Lavras.  O XVIII Congresso de Pós-Graduação da Ufla e a Semana Nacional de Tecnologia vão possibilitar aos participantes uma reflexão sobre a importância da ciência e os rumos da pesquisa no desenvolvimento da humanidade de forma responsável e sustentável.

Até o próximo dia 23, o Congresso de Pós-graduação, que este ano tem como tema “Ciência e Tecnologia aplicadas ao crescimento sustentável”, vai promover a comunicação e discussão de diversos temas relacionados à formação dos pós-graduandos como multiplicadores de conhecimento.

De acordo com a coordenadora geral da Associação dos Pós-graduandos (APG), Melissa Vieira Leite, este encontro pretende incentivar a reflexão dos participantes sobre a importância do desenvolvimento de pesquisas e estudos para o desenvolvimento da humanidade. “Temos como responsabilidade trabalhar para minimizar os impactos no ambiente causados pelo homem e buscar o desenvolvimento do planeta de forma sustentável”.

A solenidade marcou, também, uma homenagem prestada pela atual diretoria da APG a dois antigos membros que contribuíram de maneira decisiva para as atividades da Associação: Taciana Vilela Savian e Anderson Castro Soares de Oliveira. Ambos estão terminado seus estudos na Ufla e vão partir para novos desafios profissionais. Ela, pós-doutoranda do programa de Estatística e Experimentação Agropecuária, se prepara para assumir uma vaga de professora na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz (Esalq-USP). Ele, que receberá em breve o título de doutor pelo mesmo programa, está de partida para a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), para fazer parte do quadro permanente de professores.

Após a cerimônia de abertura, o professor Magno Antônio Patto Ramalho, do Departamento de Biologia e pró-Reitor de Extensão e Cultura da Ufla, ministrou a palestra “Ciência e Tecnologia Aplicadas ao Crescimento Sustentável”, que versou sobre sua experiência acadêmica como bolsista de produtividade em pesquisa do CNPQ e seus reconhecidos estudos na área de genética quantitativa. Em seguida, os congressistas participaram da conferência do professor Eduardo Seiti Gomide Mizubuti, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), sobre elementos de um bom artigo científico.

A programação completa do XVIII Congresso de Pós-Graduação da Ufla está disponível no site www.apg.ufla.br .

Semana de Tecnologia

Já a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da Ufla vai oferecer para toda comunidade, até o próximo dia 25, uma programação variada com palestras, oficinas e exposições. De acordo com a pró-Reitora de Pesquisa, Édila Vilela de Resende Von Pinho, essa iniciativa, que acontece desde 2004 com o apoio do Ministério de Ciência e Tecnologia, pretende contribuir com a popularização da ciência em Lavras.

“Um dos objetivos específicos nesse evento será divulgar as pesquisas e as tecnologias geradas na Ufla, uma instituição que se destaca no cenário regional, nacional e internacional, com grandes investimentos que contribuem para o desenvolvimento de pesquisas reconhecidas no Brasil e diversos outros países”, destaca Édila.

Com o slogan “O que a ciência está fazendo por você”, várias atividades estão sendo desenvolvidas na praça Dr. Augusto Silva, no centro de Lavras e algumas dependências da Ufla, divulgando a importância da ciência no dia-a-dia das pessoas. Os interessados podem acessar todas as informações no site www.ufla.br/sct.