'Entre o real e o virtual: informação acessível a todos'

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 21 Outubro 2009 15:19 | Última Atualização: Quarta, 21 Outubro 2009 15:19

Com o tema “Biblioteca: ponte entre o real e o virtual – informação acessível a todos”, realiza-se, de 23 a 29 de outubro, a IV Semana do Livro e da Biblioteca da Ufla.

A programação deste ano inclui a inauguração de dois núcleos na Biblioteca Central. Um deles é o de Teleconferência, um espaço no qual membros da comunidade acadêmica poderão participar dos eventos em vários lugares do mundo sem se deslocar (desde que haja um equipamento compatível com essa tecnologia no local). O outro é o Núcleo de Acessibilidade, este último montado com equipamentos adquiridos por meio do “Programa Incluir”, projeto do MEC que desenvolve ações que garantem o acesso pleno a portadores de deficiências especiais às instituições federais de ensino superior.

Entre as atividades previstas, há ainda uma Mesa Redonda para profissionais que trabalham com a normatização de trabalhos acadêmicos e o lançamento de um manual para elaboração dos mesmos, além da inauguração de um Espaço Cultural com Exposições sobre Camões.

“Curta a leitura”

Um outro destaque do evento é o “Projeto Curta a Leitura”, um concurso de filmes de curta duração (1 a 2 minutos) para estudantes de 10 a 17 anos. A promoção nasceu de uma parceria entre a Biblioteca Central e a TVU e os interessados devem retratar, em seus vídeos, a relação do jovem com a leitura.

Os organizadores da Semana também distribuíram caixas receptoras de doações de livros de literatura em vários pontos da cidade, sendo que os livros arrecadados farão parte do acervo no “Espaço de leitura por lazer”.

Serviço

A programação completa do evento e o regulamento do concurso de curtas estão disponíveis no www.biblioteca.ufla.br. Outras informações podem ser obtidas pelo 3829-1174 ou 3829-1181.