Bolsistas do BIC Júnior participam de encontro em Belo Horizonte

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 30 Outubro 2009 09:56 | Última Atualização: Sexta, 30 Outubro 2009 09:56

Divulgação

Um grupo de bolsistas do BIC-Júnior da Ufla participou da II Mostra Científica e Tecnológica dos Programas de Iniciação Científica Júnior de Minas Gerais (Provoc Inovação – 2009), promovido pela UFMG e o Centro de Pesquisa René Rachou. O evento, realizado nos dias 22 e 23 de outubro, em Belo Horizonte, reuniu cerca de 800 participantes, entre alunos e pesquisadores envolvidos no Programa.

O Provoc tem por objetivo divulgar os trabalhos desenvolvidos no âmbito dos programas mineiros de iniciação científica e tecnológica de jovens e promover discussões sobre as contribuições da implementação desses programas no ensino básico. Além de espaço para a apresentação e avaliação dos resultados do Programa de Iniciação Científica Júnior no Estado, a intenção é aproximar as instituições participantes, identificar talentos estudantis e conferir visibilidade e legitimidade à iniciativa, especialmente junto à comunidade acadêmica.

De acordo com a coordenadora do BIC Júnior da Ufla, Carolina Faria Alvarenga, essa iniciativa proporcionou aos bolsistas um momento de aprendizagem, apresentação de seus trabalhos e divulgação de suas experiências. “Este evento constituiu um espaço de busca de estratégias para o fortalecimento e ampliação da iniciação científica para os bolsistas, favorecendo, também, o desenvolvimento da vocação científica e os relacionamentos interpessoais”.

O BIC Jr. na Ufla

O Programa de Iniciação Científica Júnior – Bic-Júnior da Ufla teve início em 2004, com o objetivo de incentivar a participação de estudantes do Ensino Médio junto a grupos de pesquisa da Universidade. Essa iniciativa teve como objetivo o favorecimento de uma aprendizagem por meio da investigação, do estímulo ao desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa e o desenvolvimento do senso crítico dos estudantes diante das diferentes produções do conhecimento e situações da vida.

Atualmente, o Bic-Júnior da UFLA atende a 150 bolsistas das sete escolas estaduais de Lavras, sendo a segunda maior instituição de Ensino Superior que acolhe integrantes do Programa.